Política

Rosa Neide desiste de eleição e PT terá que negociar com federação e sombra de Emanuel

Saída da ex-deputada federal do páreo resolve conflito interno, mas José Stopa continua cotado para a escolha

2 minutos de leitura
Rosa Neide desiste de eleição e PT terá que negociar com federação e sombra de Emanuel
(Foto: Ednilson Aguiar / arquivo / O Livre)

A ex-deputada federal Rosa Neide desistiu da candidatura para prefeita de Cuiabá. A desistência, segundo ela, é para unir o PT (Partidos dos Trabalhadores). O partido estava em conflito desde a eleição do deputado estadual Lúdio Cabral como pré-candidato, por delegados partidários, em dezembro.

“Eu não quero o partido dividido, sei fazer as reflexões, sei cuidar da nossa história, do nosso partido. Eu não quero nenhum enfrentamento do partido em Cuiabá, portanto, tomei a decisão de poder assumir a candidatura de Lúdio, para que nós pudéssemos fazer um bom projeto para Cuiabá”, disse ela ontem (15) em pronunciamento publicado em redes sociais.

A saída de Rosa Neide pode resolver o conflito no PT, mas ainda é necessário conversar com os demais partidos federação (PV e PCdoB). E a situação mais incômoda agora pode ser a figura do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).

O vice-prefeito José Roberto Stopa (PV) continua como um nome cotado para ser candidato do grupo. O pêndulo entre ele e Lúdio é visto pelos próprios petistas em 50% a 50%. Uma candidatura fora do núcleo petista não está descartada.

“Eu, lógico, defendo a candidatura do PT, mas eu diria que o Stopa também tem a metade da chance de disputar. Nós vamos tentar resolver esse assunto na conversa e levar um nome para a federação nacional homologar, a federação é um partido só”, disse o presidente municipal Bob Almeida.

O problema Emanuel Pinheiro é uma sombra de Stopa. Esta semana, ambos reataram as pazes após alguns atritos em torno da gestão do prefeito. Os desacordos dizem diretamente da situação de Cuiabá: buracos pela rua, mata alta em vias públicas e seguidas investigações policiais.

Emanuel Pinheiro apostou em seu vice como sucessor, mas a defesa ficou enfraquecida pelo desgaste entre eles. Daqui para frente, ela pode ser reativada. O MDB de Cuiabá também tenta emplacar um nome.

Bob Almeida não nega que a relação indireta deles com Emanuel terá que ser discutida mais cedo ou mais tarde, e quanto mais adiado, mais o problema pode crescer.

“A federação tem várias pessoas com experiência na política e vamos encontrar uma solução. Eu sei que em alguma hora a gente vai ter que enfrentar isso.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes