Quer uma vida fitness? Confira lista de atividades gratuitas em Cuiabá

E você? Frequenta algum outro projeto? Indique nos comentários e nos ajude a ampliar essa lista!

Delano Pozzetti toca instrumentos de cura que deixam o clima ainda mais leve

Depois das festas de fim de ano, muita gente acrescentou à lista de desejos, uma vida mais fitness. Não só se alimentar melhor e dormir mais – hábitos importantes para uma saúde equilibrada – mas também se exercitar. E se puder ser de graça, muito melhor não é?

Foi pensando nisso que elaboramos uma lista com atividades que ocorrem em diversos pontos da cidade. Como são realizadas em grupos, isso pode significar ainda, novas conversas, novos amigos e muita positividade! Confira a lista que preparamos para você:

Yoga

A paulistana Adri Borges é idealizadora da iniciativa

Yogins cuiabanos já incorporaram ao calendário o Movimento no Parque: todo último domingo do mês eles têm aulas de yoga, ao ar livre e em contato com a natureza. Eles se reúnem às 16h30 à frente da administração do Mãe Bonifácia para participar da iniciativa da professora paulistana radicada em Cuiabá, Adri Borges. Ela criou o projeto a fim de democratizar o acesso à prática milenar do yoga, muitas vezes, reservada aos estúdios particulares. Criado em 2016, depois de dois anos ganhou a adesão do professor Delano Pozzetti que toca instrumentos de cura como o berimbau, o sino tibetano e a tigela de cristal.

Os alunos devem levar como apoio, tapete, canga ou toalha. Como a atividade é ao ar livre, a professora recomenda também o uso de protetor solar e boné. A professora mantém na cidade o estúdio Plié Namastê. Mais informações: http://www.plienamaste.com.br/

Passeio de bicicleta

pedal da semob

Mais de 200 pessoas em média participam do pedal realizado pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob) que toda terça-feira sai da Orla do Porto, às 19h45. No trajeto os ciclistas passam pelo Centro Histórico e cartões-postais da cidade até parques municipais, como na próxima terça-feira que da Orla, partem rumo ao Parque Nascente, no bairro Morada do Ouro. O trajeto de ida e volta é de aproximadamente 26 km.

E aos ciclistas são servidas ainda, água e frutas para hidratar, além, de contarem com a segurança dos agentes da Semob que os acompanham tanto nas bikes quanto em viaturas. Em dias frios os agentes já chegaram a servir até caldinho de feijão para animar os bikers. E quem não tem bicicleta fica fora dessa? Só se quiser, porque no ponto de encontro na Orla do Porto há comerciantes que alugam bikes com capacetes por R$ 35,00 em média. Pronto, tudo resolvido!

Dança, pilates, treino funcional e Yoga

Para manter a saúde em ordem e até queimar calorias, o Movimente-se – desenvolvido pelo Núcleo de Medicina da Unimed Cuiabá – oferece atividades gratuitas e orientadas por profissionais abertas ao público em geral que ocorrem no Parque Mãe Bonifácia e na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), de segunda à sexta-feira, em duas turmas, das 6h às 7h e das 7h às 8h.

Na UFMT, de segunda à quinta-feira, é ofertado o treino funcional e às sextas-feiras, pilates de solo. Já as atividades no Parque Mãe Bonifácia são variadas, dependendo do dia e hora. Na segunda-feira, por exemplo, das 6h às 7h tem pilates e das 7h às 8h, dança com ritmos variados. Na terça-feira, os dois horários são dedicados ao treino funcional enquanto na quarta, tem pilates no primeiro e dança no segundo. Na quinta, manhã de treino funcional e por fim, na sexta tem yoga no primeiro horário e dança pra fechar a semana.

Basquete

basquete

Gosta de jogar basquete e quer se unir a outros entusiastas do esporte como você? Eis que surge o projeto Ki-Modelo Basketball, no Ginásio da Lixeira. Toda segunda e quarta-feira, das 19h às 21h o técnico Fabiano Souza está a postos para acolher os participantes. O Ki-Modelo é a consolidação de momentos de lazer entre seis amigos que mais tarde, virou um grupo de 12 praticantes e que logo, passaram também a competir em campeonatos regionais.

Agora, a ideia é não só oferecer uma oportunidade de lazer e diversão, como até quem sabe, impulsionar o surgimento de novos talentos e assim, dar origem a outros times como os das categorias Sub-15 e Sub-17. Segundo o técnico é preciso saber noções básicas do esporte: bater bola e fazer arremessos. Fabiano joga basquete desde a adolescência e além de compor times da categoria de base, em São Paulo, integrou time universitário nos Estados Unidos onde permaneceu por seis anos. Enfim, ao retornar a Cuiabá, retoma as atividades: “Qualquer um pode chegar. As portas do Ginásio Lixeira estão abertas à nação do basquete”.

Aulão de Ginástica

A programação inclui dança, caminhada, alongamento e ginástica funcional (Foto João Felipe/Secel)

Palco de esportistas em grandes ocasiões, a Arena Pantanal também acolhe o público em geral que busca espaço para práticas desportivas e de lazer. Foi pensando nisso que desde o ano passado a Secretaria de Estado de Cultura Esporte e Lazer (Secel-MT) realiza o MT Mais Saudável. De segunda a sexta-feira, das 17h às 19h30 profissionais de educação física realizam o Aulão de Ginástica. Não precisa nem inscrição, só chegar ao Portão C da Arena Pantanal e se unir ao grupo. A programação inclui aulas de dança, caminhada, alongamento e ginástica funcional.

Modalidades esportivas para crianças e adolescentes

A Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso acaba de divulgar o edital de inscrições para as Escolinhas de Iniciação Desportiva. São ofertadas aulas de basquetebol, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, mini-handebol, natação e voleibol. Informações sobre inscrições podem ser verificadas mais detalhadamente no edital divulgado pelo site da UFMT.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorPrazo para eleitor regularizar título termina em maio
Próximo artigoBem-vindos a VG: lei passa a valer e aéreas devem mudar discurso ao chegar em MT

O LIVRE ADS