Política

Prefeita de cidade de MT renuncia após posse de Lula

Carmelinda Coelho entregou hoje à Câmara a carta que formaliza a decisão de continuar no cargo somente até o fim deste mês

2 minutos de leitura
Prefeita de cidade de MT renuncia após posse de Lula

A prefeita de Carlinda, Carmelinda Coelho Martins (União Brasil), anunciou hoje que continuará no cargo somente até o dia 31 deste mês. Ela renuncia em protesto à derrota do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e à vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na eleição passada. 

A decisão está formalizada em uma carta de renúncia entregue hoje ao presidente da Câmara dos Vereadores, José Henrique (União Brasil). Na carta, a prefeita diz que as “convicções políticas me colocaram na contramão na administração” de Lula “que inicia no dia 1º de janeiro”. 

“Por isso, não tenho mais forças para continuar dando o melhor de mim à frente do Poder Executivo Municipal. Minhas lutas incansáveis, duradouras e vitoriosas poderão se tornar doloridas e dotadas de consequências prejudiciais a toda a população, justamente pelo desalinhamento que nutro pelo novo presidente”, diz trecho. 

Carmelinda Coelho, no sexto ano de mandato e reeleita com 90% dos votos em 2020, havia anunciado logo após o fim da campanha eleitoral em segundo turno em 2022 que deixaria o cargo. O motivo dado na época foi o mesmo apresentado agora. 

A carta tem um tom melancólico e fala, além do resultado saído das urnas, sobre as críticas que a prefeita julga que serão feitas pela sua decisão, de desacordo ou acolhimento, e a “sensação de dever cumprido” no mandato encerrado pela metade. 

Carlinda (775 km de Cuiabá) será administrada a partir do dia 1º de fevereiro pelo atual vice-prefeito, Fernando de Oliveira Ribeiro (PSC).  

Na nota publicada pela Câmara no fim da manhã, o presidente, vereador José Henrique (União Brasil), disse que o processo de transmissão de cargo, como o fechamento de contas públicas e secretárias, está em fase de conclusão. 

Segundo ele, uma sessão extraordinária deve ser convocada nas próximas semanas para oficializar a entrega e posse do cargo. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
1
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
2
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
2
Inspirado

Principais Manchetes