Por que é importante dar mesada para as crianças e adolescentes?

Mesa pode ajudar no desenvolvimento de muitas habilidades necessárias para o futuro, garante especialista

(Foto: Karolina Grabowska)

A mesada educativa é uma quantia em dinheiro que os pais e responsáveis dão, periodicamente, com o intuito de ensinar finanças para as crianças e adolescentes. Muitas famílias já adotaram a prática, enquanto outras se mostram mais resistentes.

Para Gabriel Roizner, cofundador e CEO da Mozper, a mesada educativa é uma forma de facilitar o aprendizado sobre finanças e gestão de orçamento. “Quando feita com planejamento e diálogo, ajuda no desenvolvimento de habilidades como responsabilidade, gerenciamento de dinheiro e tomada de decisões.”

Mozper, fintech que ajuda pais, mães e responsáveis a educar crianças e adolescentes para tomar decisões financeiras inteligentes e responsáveis, elencou as principais vantagens de dar mesada às crianças e adolescentes.

1. Aprender a lidar com o dinheiro na prática

O objetivo da mesada deve sempre ser ensinar as crianças a gerenciar seu próprio dinheiro. À medida que a criança passa a ganhar um valor fixo por mê, ou por semana, ela começa a perceber que será preciso se organizar para não gastar tudo de uma vez. Ela verá que será necessário fazer escolhas e que, ao fazer escolhas, em alguns momentos será preciso renunciar algo.

2. Estabelecer prioridades e poupar para um objetivo maior

Às vezes, as crianças querem comprar algo que ultrapassa o limite da mesada. Essa é uma ótima oportunidade para ensiná-las que nem sempre é possível comprar tudo o que queremos na hora em que queremos. Elas devem ser incentivadas a poupar parte do dinheiro para conseguir atingir objetivos a longo prazo. Assim, as crianças entendem o conceito da economia.

3. Aprender a lidar com a frustração

Caso o dinheiro acabe antes do prazo, os pais não devem adiantar valores. O ideal é estabelecer um diálogo para que os pequenos entendam que precisam saber usar o dinheiro com sabedoria para não faltar. Assim, eles desenvolvem responsabilidade financeira, além de aprender a lidar com frustrações.

(Da Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorElon Musk pode desistir de comprar Twitter
Próximo artigoPensando em energia solar? 60% dos consumidores desconhecem linhas de financiamento