Cidades

Polícia Militar já realizou 17 operações nos três primeiros meses do ano

3 minutos de leitura
Polícia Militar já realizou 17 operações nos três primeiros meses do ano
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

A Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT) apresentou nesta sexta-feira (12) um balanço com os resultados obtidos no primeiro trimestre neste ano. Até o momento, a instituição já realizou 17 operações, que vão desde a atuação integrada em datas específicas, como no caso do Carnaval, em blitzes da Lei Seca e até mesmo na prevenção de crimes relacionados a agências bancárias, como no caso das “saidinhas de bancos”, entre outros.

O resultado foi a diminuição nos índices de criminalidade, em especial na região metropolitana. De acordo com os números apresentados pela PM, nestes três primeiros meses Cuiabá registrou 22 homicídios, 11 a menos do que em 2018 e 13 a menos do que em 2017. Da mesma forma ocorreu na vizinha Várzea Grande, porém com registros ainda maiores de redução.

No primeiro trimestre, a Cidade Industrial registrou nove homicídios, 15 mortes a menos do que em 2018 e oito a menos do em 2017. O mesmo ocorreu em relação a roubos e furtos, que tiveram uma redução no índice geral de ocorrências de aproximadamente 20%. Neste ano já ocorreram 1.182 roubos na Capital, enquanto em 2018 esse número chegou a 1.360 e em 2017 a 2.022. Em Várzea Grande foram registrados 600 roubos, contra 705 em 2018 e 1.111 em 2017.

Neste período foram realizados mais de 19,5 mil boletins de ocorrência e mais de 9,3 mil pessoas conduzidas a delegacias. Também foram cumpridas 397 prisões por mandado judicial e 639 veículos roubados foram localizados e recuperados em ação.

Em relação ao tráfico de entorpecentes, foram registradas 1.155 ocorrências, entre tráfico, posse e uso e foram apreendidos 864 kg de drogas. Além de drogas, a PM também apreendeu 453 armas de fogo e 89 simulacros.

No trânsito, a PM abordou mais de 21,5 mil motoristas, realizou mais de 3,3 mil testes de alcoolemia, que resultaram em 17 prisões.

De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, Cel. PM Assis, as operações devem continuar ao longo do ano, utilizando as diversas frentes de trabalho das quais a instituição possui, a exemplo do Bope, Rotam, Cavalaria, Batalhão de Trânsito, Ambiental, entre outros.

“A Polícia Militar tem como meta de trabalho a potencialização das ações ostensivas e de repressão primária. A ideia é colocarmos policiais nas ruas fazendo aquilo que eles sabem mais fazer, que é o policiamento ostensivo, abordando, checando e lógico, combatendo o crime na hora que ele acontece”, destacou Assis.

Confira as 17 operações já realizadas pela PM:

-Operação Corrida de Reis
-Operação Integrada Reforço Integrado CR8
-Operação Integrada Lei Seca
-Operação Ribeirinho Cidadão
-Operação Carnaval 2019
-Operação Integrada Vila Cardoso
-Operação Integrada Transpantaneira I
-Ordem Pública – Água Boa
-Operação Escola Segura 2019
-Operação Integrada Salutem
-Operação Corrida Bom Jesus de Cuiabá
-Operação Presença Marcada
-Operação Veranum
-Operação Guardião
-Operação Sangradouro – 3º CIPM
-Operação Sistêmico – 6º CR
-Operação Mamom 2019

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes