Principal

Polícia confirma nove mortos na Gleba Taquaruçu

3 minutos de leitura
Polícia confirma nove mortos na Gleba Taquaruçu

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Colniza

Região de Colniza sofre há anos com conflitos por terras entre madeireiros e riberinhos extrativistas

A Polícia Civil confirmou, no fim da tarde desta sexta-feira, 21, que nove pessoas foram mortas na chacina ocorrida na Gleba Taquaruçu do Norte, no que fica no distrito de Guariba, em Colniza (1.065 km de Cuiabá). Os corpos estão sendo transportados de barco pelos policiais.

Ainda não há confirmação da identidade das vítimas. A polícia informou apenas que são todos homens. Não há registro de sobreviventes. 

O local é de difícil acesso e comunicação precária, havendo apenas um orelhão na região. Segundo a polícia, o crime ocorreu 8 km depois da Vila Taquaruçu, que fica a 250 km de Colniza. O caminho é por mata fechada e estrada com atoleiro, além de 15 minutos de barco pelo Rio Roosevelt ou 18 km a pé.

Equipes da Polícia Civil, Militar e Corpo de Bombeiros atuam no caso. Os técnicos da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) tentaram chegar à gleba usando um helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), mas não foi possível levar a aeronave até a localidade. Nesse momento, a equipe de peritos está no local do crime. 

As investigações estão sendo conduzidas pelos delegados Édison Ricardo Pick, de Colniza, e José Carlos, da Delegacia Regional de Juína. 

Comunicação do crime

A chacina foi comunicada por volta das 11h da manhã de quinta-feira, 20, no posto da Polícia Militar (PM) perto da reserva extrativista Guariba-Roosevelt. O posto fica a 150 quilômetros de Colniza e a 120 quilômetros do local da chacina. De acordo com o soldado Julio César, três homens em duas motos apareceram para relatar as mortes. 

“Eles falaram em seis a dez mortos”, disse o PM. “Um deles era um pastor, que disse que outro colega, também pastor, morreu na chacina. Ali é uma região de conflitos por terras há muitos anos.”

Relatos

YouTube video

O piloto Thiago José Ferreira, do Ciopae), confirmou mais de cinco mortos na chacina. No momento, ainda não havia a confirmação dos nove corpos encontrados durante a tarde.

O vídeo acima, registrado pela equipe da Band MT – TV Cidade Verde de Juína, mostra o momento em que um avião é deslocado ao local da chacina com peritos da Politec e policiais militares.

De acordo com o tenente-coronel Henrique, da PM, que comanda a operação, caixões estão sendo levados de Colniza até a localidade de Guariba, perto de onde ocorreram as mortes.

YouTube video

Um morador que preferiu não se identificar relatou no vídeo que um grupo de encapuzados, conhecido por integrantes da comunidade da Gleba Taquaruçu do Norte, costuma perseguir moradores da área.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes