Cidades

Pesquisa: o quanto Lula, Bolsonaro, Mauro Mendes e Emanuel Pinheiro influenciam na escolha do próximo prefeito de Cuiabá?

Pesquisa Percente ouviu os cuiabanos para saber se votariam nos candidatos indicados por esses políticos.

3 minutos de leitura
Pesquisa: o quanto Lula, Bolsonaro, Mauro Mendes e Emanuel Pinheiro influenciam na escolha do próximo prefeito de Cuiabá?

Com o início do ano eleitoral, também se especula quem vai estar “no palanque” dos pretensos candidatos a prefeito de Cuiabá.

Hoje (6), o Instituto Percent divulgou a primeira pesquisa eleitoral do ano. Além da possibilidade de voto, o questionário também quis saber quem o eleitor cuiabano “ouviria” para votar em uma possível indicação.

Foram avaliados cenários de “pedido” de voto do presidente Lula (PT), do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), do governador Mauro Mendes (União Brasil) e também do atual prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), que está finalizando seu segundo mandato no Palácio Alencastro.

Cenários

Lula apoiando o deputado estadual Lúdio Cabral (PT)

De acordo com os dados, 42,9% dos cuiabanos disseram que não votariam no deputado estadual Lúdio Cabral (PT), se o presidente Lula apoiar. Por outro lado, 19,4% afiram que “poderiam votar” e que não “sabia dizer”, enquanto 18,3% votariam com o líder do país “com certeza”.

Bolsonaro apoiando o deputado federal Abílio Brunini (PL)

No caso do pré-candidato de direita, o deputado federal Abílio Brunini (PL), 45,8% dos moradores da capital disseram que votariam nele se o ex-presidente Bolsonaro declarar apoio a ele nas eleições. Outros 23% disseram que votariam “com certeza” no candidato de Bolsonaro. 18,3% não souberam responder e 12,9% poderia votar em Abílio, caso o ex-presidente o apoie.

Mauro Mendes apoiando o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia (União Brasil)

Já no âmbito estadual, a pesquisa do Instituto Percent revelou que 36,2% dos cuiabanos votariam em Fábio Garcia (União), caso ele seja escolhido como candidato para disputar o pleito na capital. 28,5%, por outro lado, disseram que “poderiam votar” no candidato, enquanto 24,6% não souberam dizer, e 10,8%, “votaria com certeza”.

Emanuel Pinheiro apoiando o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho

Os dados também revelaram que 42,6% dos cuiabanos “não votariam de jeito nenhum” no deputado estadual, Eduardo Botelho (União), caso ele seja o candidato do atual prefeito, Emanuel Pinheiro (MDB). 20,4% não souberam dizer e 19,5% poderia votar, enquanto 17,5% disseram que votariam com certeza no chefe do Legislativo.

METODOLOGIA

A coleta foi realizada entre os dias 01 a 04 de fevereiro de 2024. Foram ouvidas 1.200 pessoas de forma presencial na zona rural e urbana de Cuiabá. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2,83% para mais ou para menos. O registro da pesquisa está sob nº 06359/2024 MT – Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes