Principal

Perito não descarta que voz em gravação seja de Jajah Neves

2 minutos de leitura
Perito não descarta que voz em gravação seja de Jajah Neves

Ednilson Aguiar/O Livre

Jajah e wilson

O deputado estadual Jajah Neves (PSDB) solicitou uma perícia no áudio em que ele supostamente declara repassar suas verbas indenizatórias ao secretário estadual de Cidades, Wilson Santos.

O trabalho foi feito pelo perito em fonética forense e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Ricardo Molina. Em conversa com o LIVRE, ele confirmou ter feito o laudo, mas disse que o deputado não pediu que a confirmação se aquela era realmente a sua voz fosse feita.

“Se a voz é dele ou não, pouco importa juridicamente”, disse Molina. Segundo ele, o áudio não tem validade legal porque foi editado e possivelmente montado.

“A partir do momento que não é autêntico, qualquer outra consideração é irrelevante”, prosseguiu Molina.

Segundo ele, o autor da gravação incorreu em dois crimes: crime cibernético e falsidade ideológica. A única forma de o vídeo ter valor legal é se o autor divulgasse a versão integral da obra.

O laudo foi contratado na semana passada e entregue há poucos dias. Jajah usou o resultado para se defender em vídeo divulgado nas redes sociais.

“Eu fui vítima de um áudio fraudulento e criminoso. Tem muita gente que usa de maldade com interesse político. Parece até que não tem Deus no coração”, afirmou Jajah Neves (veja o vídeo abaixo).

Molina é perito em fonética forense e já trabalhou em casos de relevância nacional, como as investigações do assassinato de PC Farias, que foi chefe da campanha presidencial de Fernando Collor de Mello.

YouTube video

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes