Política

PEC que proíbe extinção de tribunais de Contas será votada nesta terça-feira (6)

A proposta volta para o Plenário cinco anos após a aprovação em primeiro turno e impede a extinção dos tribunais de contas estaduais e municipais

1 minuto de leitura
PEC que proíbe extinção de tribunais de Contas será votada nesta terça-feira (6)
(Foto:Ednilson Aguiar / arquivo / O Livre)

O Projeto de Emenda Constitucional (PEC) que impede a extinção dos tribunais de Contas estaduais e dos municípios voltará ao Plenário do Senado Federal nesta terça-feira (6). A segunda votação ocorrerá cinco anos após a primeira aprovação pelos senadores.

” […] A presente PEC fortalece o regime jurídico dos tribunais de Contas para deixar expresso no texto constitucional que são órgãos permanentes e essenciais ao controle externo da administração pública, em semelhança à natureza jurídica do Ministério Público e da Defensoria Pública […]”, define o texto apresentado pelo, então, senador cearense Eunício Oliveira.

Os tribunais

O tribunal de Contas dos municípios, que já é uma realidade na Bahia, Pará e Goiás, foi criado em âmbito estadual e fiscaliza as contas de todas as cidades daquela federação. É uma opção para desafogar os tribunais estaduais.

Já o tribunal de Contas municipal, existente apenas em São Paulo e Rio de Janeiro, tem o trabalho restrito ao seu município de criação.

Após a votação desta terça-feira, o texto seguirá para apreciação na Câmara dos Deputados.

LEIA TAMBÉM

(Com Agência Senado)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes