Cidades

Paulo Taques e Marcelo Duarte são investigados por improbidade

2 minutos de leitura
Paulo Taques e Marcelo Duarte são investigados por improbidade
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

O ex-secretário de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso, Marcelo Duarte, e o ex-chefe da Casa Civil e primo do ex-governador Pedro Taques, Paulo Taques, são investigados em um inquérito civil movido no Ministério Público do Estado (MPE) por suposta violação do dever da transparência.

A investigação foi determinada pelo promotor de Justiça Célio Joubert Fúrio, em portaria assinada na terça-feira (26).

Ao determinar a abertura do inquérito, o promotor considerou uma denúncia feita pelo ex-deputado estadual Zeca Viana, quando ele ainda era parlamentar. Na ocasião, Viana denunciou que os dois secretários teriam cometido “sonegação de informações e violação do dever de transparência, dificultando a atividade de fiscalização do parlamento”.

Zeca Viana era opositor ao governo Taques e, por diversas vezes, usou a tribuna para questionar ações do governo. A Sinfra era uma das Pastas mais questionadas, que já teve contestada, por exemplo, uma licitação de R$ 200 milhões para a construção de pontes. Na época, o então deputado afirmou que o certame estaria “direcionado” a uma empresa específica.

Da informação, o Ministério Público do Estado instaurou uma “notícia de fato” para analisar o caso. Após a finalização do primeiro procedimento, veio, então, o inquérito civil. O objetivo é apurar os possíveis atos de improbidade administrativa e de danos ao erário, ou declarar a nulidade da investigação caso não seja comprovado o ato de improbidade.

Na abertura da investigação, o promotor de Justiça observou que ainda é necessário colher informações complementares sobre o caso e, por isso, notificou a Sinfra e a Casa Civil sobre o inquérito. Célio Fúrio quer saber se as solicitações de informações já foram atendidas e, se não, o porquê. O ex-deputado Zeca Viana também foi notificado para responder se já teve o pedido atendido.

Outro lado

O LIVRE tentou contato com o ex-secretário Marcelo Duarte, mas não teve a ligação atendida. O ex-secretário Paulo Taques também não foi encontrado para se posicionar sobre o assunto. O espaço segue aberto para manifestação.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes