Cidades

Paulo Araújo apresenta PEC para acabar com voto secreto na Assembleia

1 minuto de leitura
Paulo Araújo apresenta PEC para acabar com voto secreto na Assembleia
Paulo Araújo (Foto: Ednilson Aguiar / O Livre)

O deputado estadual Paulo Araújo (PP) apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para acabar com o voto secreto na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, em todas as votações em plenário e nas comissões. O parlamentar afirmou que alguns deputados já assinaram a lista de apoio ao projeto, entre eles, Max Russi (PSB), Janaina Riva (MDB), Eduardo Botelho (DEM) e Thiago Silva (MDB).

“O único voto secreto que temos que preservar é do eleitor, do cidadão que escolhe seus representantes. Não é mais possível que o político se esconda atrás do voto secreto em suas decisões. O eleitor deve saber como o seu parlamentar está votando”, disse o deputado, por meio da assessoria.

Atualmente, o voto secreto é determinado pela Constituição Estadual na aprovação dos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e dirigentes das agências reguladoras; na cassação de mandato de deputado; na apreciação de vetos do governador; e na eleição indireta de governador e vice-governador, em caso de vacância dos cargos nos dois últimos anos de mandato, e eleição da Mesa Diretora.

Paulo Araújo argumentou que o projeto é importante para atender a uma cobrança nacional dos cidadãos por mais transparência.

“Fui muito cobrado durante as eleições quanto a lisura no posicionamento em defesa dos direitos dos cidadãos. Eu, também como eleitor, quero ver como os meus representantes estão votando. Para evitar que casos como o da votação da Câmara Federal bem como do Senado em Brasília venham a ocorrer nesta Casa, é necessário que o voto secreto seja extinto”, concluiu.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes