Paulo Araújo apresenta PEC para acabar com voto secreto na Assembleia

Deputado defende que eleitor tem direito de saber como seu representante vota

Paulo Araújo (Foto: Ednilson Aguiar / O Livre

O deputado estadual Paulo Araújo (PP) apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para acabar com o voto secreto na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, em todas as votações em plenário e nas comissões. O parlamentar afirmou que alguns deputados já assinaram a lista de apoio ao projeto, entre eles, Max Russi (PSB), Janaina Riva (MDB), Eduardo Botelho (DEM) e Thiago Silva (MDB).

“O único voto secreto que temos que preservar é do eleitor, do cidadão que escolhe seus representantes. Não é mais possível que o político se esconda atrás do voto secreto em suas decisões. O eleitor deve saber como o seu parlamentar está votando”, disse o deputado, por meio da assessoria.

Atualmente, o voto secreto é determinado pela Constituição Estadual na aprovação dos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e dirigentes das agências reguladoras; na cassação de mandato de deputado; na apreciação de vetos do governador; e na eleição indireta de governador e vice-governador, em caso de vacância dos cargos nos dois últimos anos de mandato, e eleição da Mesa Diretora.

Paulo Araújo argumentou que o projeto é importante para atender a uma cobrança nacional dos cidadãos por mais transparência.

“Fui muito cobrado durante as eleições quanto a lisura no posicionamento em defesa dos direitos dos cidadãos. Eu, também como eleitor, quero ver como os meus representantes estão votando. Para evitar que casos como o da votação da Câmara Federal bem como do Senado em Brasília venham a ocorrer nesta Casa, é necessário que o voto secreto seja extinto”, concluiu.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorRedução da dose da vacina contra aftosa valerá a partir de maio
Próximo artigoJosé Medeiros convoca amantes da fotografia para uma expedição pela Serra do Roncador

O LIVRE ADS