Variedades

Número de crianças obesas já é quase mesmo das que passam fome no mundo

2 minutos de leitura
Número de crianças obesas já é quase mesmo das que passam fome no mundo

Enquanto 50 milhões de crianças menores de 5 anos no mundo estão com peso abaixo do esperado para sua altura, outras 40 milhões de mesma idade já são consideradas obesas ou com sobrepeso.

Os dados são do documento Situação Mundial da Infância 2019: Crianças, alimentação e nutrição, divulgado na semana passada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

De acordo com o documento, dietas pobres em nutrientes, mas altas em calorias é a realidade de milhões de pessoas em todo o mundo e afeta, principalmente, as populações mais pobres.

Entre 2000 e 2016, a proporção de crianças de 5 a 19 anos com excesso de peso aumentou de 10% para quase 20%. O sobrepeso pode levar ao aparecimento precoce de diabetes tipo 2 e depressão.

Já nas áreas rurais e entre as famílias mais pobres, apenas uma em cada 5 crianças de até 2 anos de idade recebe o mínimo de nutrientes para um desenvolvimento cerebral adequado.

Cerca de 45% das crianças entre 6 meses e 2 anos, por exemplo, não consomem frutas ou legumes e 60% não consomem ovos, leite, peixe ou carne.

Além disso, apenas 40% das crianças com menos de 6 meses são alimentadas exclusivamente com leite materno.

Enquanto isso, as vendas de fórmula à base de leite cresceram 72% entre 2008 e 2013 em países de renda média-alta, como Brasil, China e Turquia.

O Unicef atribui esses números a propagandas inadequadas e políticas ineficientes para estimular e apoiar a amamentação.

Brasil

De acordo com o Unicef, o Brasil reduziu a taxa de desnutrição crônica entre menores de 5 anos de 19%, em 1990, para 7%, em 2006. No entanto, ainda é um sério problema para indígenas, quilombolas e ribeirinhos.

De acordo com o Ministério da Saúde, em 2018, a prevalência de desnutrição crônica entre crianças indígenas menores de 5 anos era de 28,6%. Os números variam entre etnias, alcançando 79,3% das crianças ianomâmis.

No Brasil, o consumo de alimentos ultraprocessados (com baixo valor nutricional e ricos em gorduras, sódio e açúcares) vem crescendo, assim como as taxas de sobrepeso e obesidade.

Uma em cada três crianças de 5 a 9 anos possui excesso de peso. Entre os adolescentes, 17% estão com sobrepeso e 8,4% são obesos.

Na América Latina e no Caribe, 4,8 milhões de crianças menores de 5 anos têm desnutrição crônica (baixo crescimento para a idade), 0,7 milhão têm desnutrição aguda (baixo peso para a altura) e 4 milhões têm excesso de peso, incluindo obesidade.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes