Variedades

Núcleo de experimentação teatral está com inscrições abertas para 3º módulo

3 minutos de leitura
Núcleo de experimentação teatral está com inscrições abertas para 3º módulo
Intervenção "Não cabe mais, gente!" (Foto: Otávio Henriques)

O mês de agosto chega dando início a mais um módulo do projeto de artes cênicas e, especialmente do teatro, desenvolvido pela parceria entre artistas e Sesc Arsenal. O terceiro, Irrupções do real no Teatro Contemporâneo, começa no dia 2 e segue até o dia 27, com encontros todas as terças e quintas-feiras, das 19h às 21h, na unidade.

As inscrições estão abertas com mensalidade de R$ 60 (usuário) e R$ 30 (comerciário), realizada na Central de Relacionamento do Sesc Arsenal. Desta vez, a iniciativa estará sob o comando da atriz e diretora Daniela Leite. Mais informações pelo (65) 3611-0550.

Criado para fortalecer o espaço de investigação teórico-prático em diversas áreas de conhecimento da criação cênica e artística, Núcleo de Experimentação Teatral também visa promover o intercâmbio entre artistas, estudantes e pesquisadores. Em 2018, o núcleo terá quatro módulos com duração de dois meses e carga horária de 32 horas cada.

Irrupções do real no Teatro Contemporâneo

“Cada vez mais o artista é convocado a se colocar. Ele assume sua obra, seu discurso, se despe das personagens e, em seu nome, assume a “cena” para trazer sua visão de mundo, sua história, seu corpo marcado por essa jornada. Interessa neste módulo as fissuras propostas por essas trajetórias que compõem o teatro contemporâneo, tanto para perceber/reconhecer a polifonia e polissemia que engendram textos cênicos quanto pela emergência do real em dramaturgias que se apresentam porosas ao entorno, ao acaso, ao espectador”.

Artistas provenientes das mais diversas partes do Brasil e América Latina dedicam-se à investigação de processos baseados em autobiografias individuais e/ou dos grupos nos quais são inseridos. Nessa provocação, visa trazer práticas de experimentação do corpo em cena inspirado nestas ações que trazem em sua poética estímulos para fazer cênico/performativo que tenha como norte os princípios da escrita de si e das narrativas auto ficcionais”.

Foto: Julia Muxfeldt

Daniela Leite

Atriz e pesquisadora, Daniela Leite é bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e mestre em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO) com o estudo Corpo Ex-Posto: Disparador de possibilidades na obra de Elisa Ohtake. Atualmente, é discente no Doutorado do ECCO e desenvolve uma pesquisa em que relaciona o corpo e o trânsito entre as artes no teatro contemporâneo.

Participa do grupo de pesquisa Artes hibridas: intersecções, contaminações e transversalidade, atua como atriz e produtora no in-Próprio Coletivo e é formadora de atuação da MT Escola de Teatro e faz parte do Núcleo de Pesquisas Teatrais – Encontros Possíveis, um espaço de intercâmbio, pesquisa e troca entre pesquisadores das artes cênicas de diversas parte do Brasil e do mundo e que é realizado em Mato Grosso.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes