Principal

Na prisão, João Emanuel busca melhora espiritual com livros religiosos e de autoajuda

5 minutos de leitura
Na prisão, João Emanuel busca melhora espiritual com livros religiosos e de autoajuda

Ednilson Aguiar/O Livre

João Emanuel e Selma Arruda

O advogado e ex-vereador João Emanuel Moreira Lima encaminhou à Justiça uma lista com 173 livros que ele teria lido na prisão com o objetivo de reduzir sua pena em 692 dias. As leituras das 48.235 páginas em 08 meses no cárcere foram noticiadas ao juiz Antônio Carlos Pereira de Sousa Júnior em data próxima a uma decisão que calculava o restante de sua pena em 700 dias. O juiz estranhou e determinou que fosse investigada uma possível fraude. (Veja ao final a lista completa dos livros).

João Emanuel foi condenado a 18 anos de prisão na Operação Aprendiz por desvios cometidos na Câmara Municipal de Cuiabá e está atualmente detido no Centro de Custódia da Capital (CCC).

O LIVRE buscou a lista entregue pelo ex-vereador e constatou que, em grande parte, as obras são voltadas ao espiritismo, à autoajuda e ao desenvolvimento pessoal de uma maneira geral. Também estão presentes obras de grandes líderes como Barack Obama, além de títulos bastante conhecidos como “O Mundo de Sofia”, “O Hobbit”, “O Pequeno Príncipe” e “O Código da Vinci”.

João Emanuel também alega ter lido a obra de um companheiro de advocacia: “Palavra de Amolar” do escritor e advogado Eduardo Mahon está na lista.

Abaixo, elencamos os títulos que chamam mais a atenção.

Ascenção espiritual
A maior parte da lista está voltada a obras do espiritismo: “Minutos com Chico Xavier”, de José Carlos de Lucca, “Nossos Momentos com Chico Xavier”, de Oswaldo Godoy Bueno, “100 anos de Chico Xavier”, de Carlos Baccelli “Aconteceu na Casa Espírita”, de Emanuel Cristiano “Nos domínios da mediunidade”, de Chico Xavier, “Imagens do Além”, de Lúcius Cunha, “As Mães de Chico Xavier”, de Saulo Gomes, “Rindo e Refletindo com Chico Xavier”, de Richard Simonetti, “Genética e Espiritismo”, de Eurípedes Kuhi, “Chico Xavier, Palavra de Vida Eterna”, de Chico Xavier, “A Caminho da Luz”, de Chico Xavier, “Estante da Vida”, de Chico Xavier, “A Vida Escreve”, de Chico Xavier, “A Volta de Allan Kardec”, de Weimar Muniz de Oliveira, entre muitos outros estão listados no documento entregue à Justiça.

Também estão presentes livros de autores católicos como “Cartas entre amigos: Sobre ganhar e perder” do padre Fábio de Melo e do escritor Gabriel Chalita, “Mulheres de Aço e de Flores”, também de Fábio de Melo, e “Amor Ágape: Virtudes Aspectos Religiosos” do padre Marcelo Rossi.

Reprodução

Carta entre amigos - livro lido por João Emanuel

Leitura espiritual ocupa o topo da lista de livros lidos por João Emanuel

Best sellers
No documento, estão listadas obras de grandes líderes políticos e empresariais que figuram entre os best-sellers das livrarias brasileiras. “Barack Obama, a origem dos meus sonhos”, livro que conta parte da vida do ex-presidente americano está lá. “O X da Questão”, do empresário Eike Batista, também. “O Hobbit”, de J.R.R. Tolkien, “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry, e “O Código da Vinci”, de Dan Brown, também teriam sido lidos. O clássico “O Mundo de Sofia”, de Jostein Gaarder, é outro que figura entre os lidos por João Emanuel.

Autoajuda
A vida no cárcere pode ter fortes consequências sobre a saúde mental dos presos. O ex-vereador buscou lutar contra estes problemas por meio da leitura de alguns dos títulos citados no documento. “Abaixo a Depressão”, de Richard Simonetti, “O Monge e o Executivo”, de James C Hunter, “Você não está aqui por acaso”, de Rich Warren, “Os 100 Segredos das Pessoas Felizes”, de David Niven, “Perdas e Ganhos”, de Lya Luft, “Em busca do sentido da vida”, de Augusto Cury, “Davi e Golias”, de Malcolm Gladwell, “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”, de Stephen R Covery, ”Médico dos homens e das almas”, de Taylor Caldwell e “120 minutos para Blindar Seu Casamento”, de Renato Cardoso, teriam sido lidos por ele.

Reprodução

O Mundo de Sofia - livro lido por João Emanuel

Alguns best-sellers também forma incluídos pelo ex-vereador

Romances
Para se distrair, o ex-vereador parece ter procurado alguns romances, de leitura leve. “Como eu era antes de você”, de Jojo Moyes, “A Cabana”, de Willian P Young, e “A Escolha”, de Nicholas Sparks, foram elencados no documento entregue por sua defesa.

Para lidar com o filho
O ex-vereador tem um filho, fruto do casamento com a deputada estadual Janaína Riva (PMDB). Em suas leituras, ele também buscou aconselhamento para a educação da criança, atualmente com três anos. Içami Tiba, educador sempre presente nas listas de mais vendidos das livrarias brasileiras, está lá com “Quem ama educa”, e ainda estão listados Christopher Green, com “Domando sua ferinha”, e Ellen G White, com “Orientação da criança”.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes