MT Hemocentro promove a Campanha Doador Nota Mil nas semanas do Natal e Ano Novo

As coletas dessa campanha começam na segunda-feira (20) e seguem durante as semanas que antecedem Natal e Ano Novo, exceto nas sextas-feiras 24 e 31 de dezembro

(Foto: Secom)

Para manter o estoque do único banco de sangue público do Estado, o MT Hemocentro realizará, no mês de dezembro, diversas campanhas voltadas para a doação voluntária de sangue, além das coletas de rotina realizadas pela entidade.

Encerrando a agenda de dezembro, será realizada a Campanha denominada Doador Nota 1000, com a equipe de corrida “Os Últimos”, que anualmente incentiva atletas amadores e profissionais a fazerem a doação de sangue na sede do MT Hemocentro.

A campanha continua mesmo nas semanas que antecedem Natal e Ano Novo, exceto nas sextas-feiras que antecedem os feriados, 24 e 31 de dezembro, quando as atividades ficarão suspensas. Mas será retomada em janeiro, seguindo até o dia 20.

Com a chegada das festas de fim de ano, férias e feriados, o estoque de sangue normalmente diminui, já que as pessoas costumam adiar as doações devido a festas e viagens. Mas, a necessidade da coleta de sangue para atender os pacientes com cirurgias agendadas e em casos de emergência, provocados, principalmente, pelo aumento dos índices de acidentes, costuma aumentar. Por isso é tão importante fazer a doação de sangue neste período.

Quem pode doar

O Ministério da Saúde recomenda que o doador compareça à unidade portando um documento oficial com foto, tenha mais de 50 quilos, esteja em bom estado de saúde e tenha uma alimentação saudável.

Homens podem fazer até quatro doações anuais, com prazo de dois meses entre cada uma. Já as mulheres podem fazer três doações por ano, com um espaço de quatro meses. Os candidatos precisam ter entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias.

Em cada coleta é retirado um volume aproximado de até 450 ml de sangue. Recomenda-se, nas primeiras horas pós-doação, descanso, evitar atividade física e ingestão de bebida alcoólica.

Para agendar a doação

Acesse o Sistema de Agendamento do MT-Hemocentro no link http://mthemocentro.saude.mt.gov.br. O voluntário também pode agendar as doações por telefone, no número (65) 98433-0624 (Whatsapp, ligação ou mensagem), ou no tradicional número fixo: (65) 3623-0044 ramais 211 e 221.

(Da Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorGovernador assina convênio de R$ 2,3 milhões e Jangada terá 100% das ruas recuperadas
Próximo artigoAtestado: licenças por doença caíram 42% entre funcionários em home office