Política

MT: campanhas ao governo entram na reta final com afunilamento entre Mauro e Márcia

Candidatos ainda vão duelar em dois debates na TV esta semana em busca de votos de eleitores indecisos

2 minutos de leitura
MT: campanhas ao governo entram na reta final com afunilamento entre Mauro e Márcia
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A campanha eleitoral 2022 entra na última semana com afunilamento da disputa entre o governador Mauro Mendes (União Brasil) e a primeira-dama de Cuiabá Márcia Pinheiro (PV). As pesquisas mostram as candidaturas com as maiores intenção de voto, e elas também concentram a maioria das movimentações judiciais mais intensas. 

Mauro e Márcia deverão se enfrentar ainda nos dois principais debates eleitorais em TV, confronto que tendem a consolidar suas campanhas no primeiro turno. Amanhã (27) a TV Centro América deve reunir os quatro candidatos ao governo e na quinta-feira (29), eles vão à TV Vila Real. 

Mauro Mendes chega à reta final de campanha com vantagem, de acordo com as últimas pesquisas de intenção de voto. O levantamento do Gazeta Dados divulgado nesta segunda-feira (26) mostra o candidato à reeleição com 57% da intenção de votos com 73% dos votos válidos. 

Márcia Pinheiro aparece 17% e 21,7% respectivamente. Eles tiveram direções diferentes na medição em relação à primeira rodada de pesquisa. Mauro conseguiu ultrapassar a marca de 50%, antes estava em 38%, e Márcia recuou de 25% para os 21,7%. 

Os números do Gazeta Dados são semelhantes aos das duas pesquisas divulgadas pelos institutos Percent Brasil, no dia 21, e Ipec, no dia 12. 

Denúncias e direito de resposta 

Nas últimas semanas também aumento a troca de acusações entre Mauro Mendes e Márcia Pinheiro e, por conta disso, a movimentação judicial entre as duas campanhas ficou mais intensa, com denúncia de irregularidade e pedidos de resposta. 

Até o dia 9, quando havia apenas 10 dias de horário eleitoral gratuito, os quatro candidatos haviam protocolado 10 ações eleitorais, 7 tiveram origem ou no comitê de Mauro Mendes ou no de Márcia Pinheiro e os alvos eram um ou outro. 

Agora, somente Márcia Pinheiro e Mauro Mendes somam 31 ações, entre o dia 10 e ontem (25). As contestações levaram Márcia a perder as exibições em rádio e TV, no horário eleitoral gratuito, por descumprimento de decisões de membros do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes