Morte por hipertermia: MT recebe alerta para pico de calor de 42ºC

No site do INMET, a previsão para a sexta-feira (13) é de 42°C em Cuiabá

(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

O Instituto Nacional de Meteorologia e a Defesa Civil emitiram alerta para usuários de telefonia móvel em Mato Grosso sobre uma onda de calor que começou às 12 horas desta terça-feira (10).

De acordo com o comunicado, a temperatura vai ficar 5° C acima da média até a próxima quarta-feira (11). No site do INMET, a previsão para a sexta-feira (13) é de 42°C em Cuiabá.

A região marcada em vermelho no mapa aponta para “situação meteorológica de grande perigo”, segundo site da Defesa Civil.

“Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. Grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana”, diz o alerta.

A Defesa Civil orienta que a população se mantenha informada sobre as previsões meteorológicas e possíveis riscos. “Prepare-se para medidas de emergência”, diz outro trecho do comunicado.

Situação de Emergência

Nesta semana o desconforto tem se intensificado. Em Cuiabá, a fumaça que paira no ar está causando dificuldade em respirar, dor de cabeça e uma sensação implacável de calor.

A temperatura sobe ainda mais por conta dos focos de queimadas que se multiplicam não só nas regiões de floresta, como também, na zona rural e centro urbano.

LEIA TAMBÉM

Ainda na segunda-feira (9) o governador Mauro Mendes (DEM) declarou situação de emergência. O decreto aponta que não chove há quatro meses na Capital e que não há previsão de chuvas pelos próximos 20 dias.