Principal

Morte de brasileiro nos Estados Unidos comove cidade de Jauru

4 minutos de leitura
Morte de brasileiro nos Estados Unidos comove cidade de Jauru

Reprodução

Woodvald Garcia de Souza

Woodvald Garcia de Souza, de 43 anos, é primo do vice-prefeito de Jauru, Waldir Garcia

Uma das cidades mato-grossenses que mais mandam familiares para os Estados Unidos, Jauru (a 409 km de Cuiabá), está em luto após a morte de Woodvald Garcia de Souza, de 43 anos, primo do vice-prefeito da cidade Waldir Garcia (DEM). Woodvald morreu em um grave acidente na saída de um show do Wesley Safadão em Newark, nos Estados Unidos.

A tragédia aconteceu na madrugada do domingo (1º), por volta de uma hora, e desde então a família vem tentando trazer o corpo de Woodvald, que morava sem visto nos Estados Unidos.

A cidade toda, conforme relatou o vice-prefeito, ficou muito consternada com o caso, visto que muitos têm familiares nos Estados Unidos.

“Foi muito difícil, porque tem mais de mil pessoas de Jauru que moram nos Estados Unidos. Então isso chocou os moradores, porque poderia ter acontecido com qualquer outro e isso mexeu com a cidade em si, as pessoas ficaram apreensivas, preocupadas com os parentes que estão lá há muito tempo, querendo que já venham embora”, contou Waldir.

Segundo o vice-prefeito de Jauru, 12 primos dele moram nos Estados Unidos. Woodvald estava no país desde dezembro de 2004 e, por 13 anos, não voltava para o Brasil, apesar de sempre planejar a volta e falar com os pais todos os dias via internet.

Waldir afirmou que o primo foi para o país em busca de uma vida melhor.

A notícia da morte do mato-grossense chegou ao vice-prefeito através dos outros primos. “Eu tenho vários primos lá, aí a pessoa que estava com ele ligou para uma das primas e eles nos contaram”, disse Waldir.

Os pais de Woodvald moram em Jauru, junto à irmã. Temendo pelo momento de contar a eles sobre a morte do primo, o vice-prefeito, que não estava na cidade, pediu que a vice-secretária adjunta de saúde do município fosse junto à irmã da vítima à casa dos tios.

“Porque eles são idosos e inclusive até a mãe precisou de atendimento médico”, contou o vice-prefeito.

Ele disse que a família está toda apreensiva, visto que ainda não há previsão de quando o corpo deve chegar ao Brasil.

“Há toda uma burocracia, ele estava ilegal nos Estados Unidos, aí existe um processo penal que transcorre por essa questão de perícias médicas, então vai demorar a liberação desse corpo, que não é barato”, explicou.

Como o custo para trazer o corpo é alto e a família, segundo o vice-prefeito, não tem muitas posses, o patrão e amigos de Woodvald, que era conhecido como “Gigante”, farão um jantar beneficente em Newark e também uma rifa, para arrecadar dinheiro e ajudar no traslado.

Assim que o corpo for liberado, deverá ser encaminhado para Jauru, onde acontecerá o enterro.

Ele disse que, além da comoção em Jauru, os brasileiros em Newark, muitos que nem conheciam Woodvald também ficaram comovidos e estão tentando contribuir de alguma forma com a família, para o traslado do corpo.

O acidente

Segundo informações do site Brasilian Voice, a tragédia aconteceu por volta de 1h do último domingo, quando o brasileiro atravessava a McCarter Highway, também conhecida como Rota 21, após sair de um show do Wesley Safadão.

Uma SUV Blazer Chevrolet de cor bege avançou à mudança de cor do sinal de vermelho para verde e atingiu em cheio o brasileiro.

O patrão e amigo de Woodvald, Tiago Rocha, disse que o motorista da Blazer atropelou Souza, parou um pouco mais à frente, colocou a cabeça para fora da janela, olhou para o brasileiro caído, balançou a cabeça e acelerou novamente, fugindo da cena do acidente.

Com o impacto da batida, a vítima foi jogada na calçada do outro lado da rua. A Rota 21 possui uma pista dupla em cada sentido nas imediações de onde ocorreu o acidente.

Woodvald fraturou uma perna e um braço, teve traumatismo craniano e uma parada cardíaca. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu e morreu no hospital.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes