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Moordboard no marketing digital: saiba o que é e como usar

Marketing na internet não é simples como muitas pessoas pensam, é necessário criar estratégias e manter o posicionamento da sua comunicação

5 minutos de leitura
Moordboard no marketing digital: saiba o que é e como usar
(Foto: Andrea Piacquadio / Pexel)

O moodboard é o nome que leva um arquivo onde são coletadas várias referências visuais para a criação de um projeto, seja uma campanha publicitária, uma decoração de ambiente ou até mesmo composição de figurinos.

Dentro do moodboard podem ser inseridas imagens, vídeos, desenhos e demais elementos que façam parte do conceito estético imaginado. O objetivo é visualizar melhor uma ideia, definindo o seu estilo.

Nessa ferramenta são trabalhadas também as cores que podem ser usadas, assim como texturas, sons e outros recursos que indicam qual caminho os profissionais devem seguir naquele projeto.

Por muito tempo o moodboard foi utilizado na área de design e de moda, ajudando nas criações de peças. Porém, percebeu-se que pode oferecer muitos benefícios também dentro do marketing, principalmente na internet.

A seguir, você vai entender mais sobre como o moodboard online é importante para otimizar resultados dentro do marketing digital. Confira!

O que é moodboard no marketing digital?

Como mencionado anteriormente, o moodboard passou a ser muito utilizado dentro do marketing digital por ser uma forma de traduzir a essência da marca ou da empresa nas suas campanhas.

O marketing na internet não é simples como muitas pessoas pensam, é necessário criar estratégias e manter o posicionamento da sua comunicação e o fator estético faz toda diferença para atrair o público.

Em meio a tanta ocorrência, as empresas precisam se destacar. Ter um estilo próprio no seu marketing faz com que a marca seja vista com mais autenticidade pelo público e aumente as chances de conquistar novos clientes.

Além disso, esse estilo nas peças gráficas e vídeos de comunicação podem aproximar o relacionamento entre empresa e consumidor. Por isso é uma boa estratégia fazer um moodboard com referências que o seu público gosta.

Benefícios do moodboard

Você conheceu para que serve o moodboard dentro da área de marketing, agora vamos entender um pouco mais sobre quais são as vantagens de usar essa ferramenta para as criações da sua marca.

Um grande problema que as empresas enfrentam na sua comunicação é a dificuldade de desenvolver uma identidade de marca própria. Este fator é importante para quem deseja crescer e se estabelecer no mercado.

Podem surgir ideias distintas entre os membros da equipe de criação e a falta de referências pode atrapalhar na hora de colocar em prática os projetos, o que prejudica também o rendimento da empresa.

A coleta de imagens no moodboard facilita definir o estilo desejado, os recursos visuais permitem que os profissionais estejam alinhados no conceito estético de cada campanha e desenvolvam criações efetivas.

Assim será possível se destacar dos concorrentes e aumentar as chances de atrair o público-alvo. Além do que, os moodboards podem servir como histórico das campanhas realizadas para não repetir a mesma ideia.

Como fazer um moodboard?

Conhecer o objetivo da ferramenta é importante, mas de nada adianta se não souber aplicar na prática. Por isso, separamos algumas dicas na criação de moodboard para a sua empresa.

Definir a identidade da marca

O primeiro passo antes da criação de qualquer moodboard é definir qual é a identidade da marca. Ou seja, qual a essência que a empresa possui e deseja transmitir ao público nas suas comunicações.

Para isso, a recomendação é fazer um briefing com toda a equipe para que seja alinhado o estilo a ser seguido pela marca. Identifique se ela é mais ousada ou tradicional, chamativa ou discreta, entre outras características.

A partir daí, isso servirá como base para todas as criações de marketing da empresa, sejam conteúdos em imagens, vídeos ou demais formatos que exigem estilo visual.

Escolha a paleta de cores

Para compor a identidade de uma marca, a escolha das cores é essencial. Algumas empresas optam por uma comunicação monocromática, selecionando apenas uma cor e explorando vários tons.

Após escolher a paleta de cores que representará o seu negócio, lembre-se que os itens do seu moodboard devem seguir essa regra. Assim, todos os projetos criados terão as cores para a identificação da marca para o público.

Selecione boas fontes de letra

Embora as recentes criações de conteúdos para a internet envolvam mais imagens do que texto, a escrita continua sendo uma parte importante da identidade de marca e, por isso, não deve ser esquecida no moodboard.

Selecione qual a tipografia que será usada nas comunicações da empresa de acordo com a essência que ela deseja transmitir, definida lá no primeiro tópico. A ideia é ter um modelo de escrita principal, buscando não variar tanto.

Lembre-se das texturas

O desenvolvimento de um bom moodboard não se restringe a coleta de imagens e cores, é possível também explorar outros sentidos como as texturas. Por isso, para deixar os seus projetos ainda mais completos, invista nessa etapa.

Para saber qual textura melhor se encaixa a ideia que está sendo pensada, pode contar com a ajuda de profissionais do ramo. A premissa é definir se deseja algo mais suave ou mais impactante na comunicação com o consumidor.

Reúna todo o material

Após passar por todos os passos e coletar os recursos possíveis para ajudar na criação do projeto, é hora de reunir tudo em um arquivo para que possa servir de referência para o trabalho.

O ideal é que em cada campanha nova de marketing a ser produzida, seja feito um moodboard. O objetivo é manter a identidade da marca, mas adicionar elementos exclusivos daquela comunicação da vez, diferenciando as artes.

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