Brasil

Ministério da Saúde confirma compra de 54 milhões de doses da CoronaVac

Negociação foi anunciada nesta sexta-feira (29) após pressão do Instituto Butantan e do governo de São Paulo sobre intenção de compra

1 minuto de leitura
Ministério da Saúde confirma compra de 54 milhões de doses da CoronaVac
(Foto: Reprodução/Agência Brasil)

O Ministério da Saúde confirmou nesta sexta-feira (29) a compra de 54 milhões de doses da CoronaVac do Instituto Butantan após pressão do laboratório e do governo de São Paulo esta semana.  

Em vídeo divulgado pela assessoria do ministério, o secretário executivo da pasta, Élcio Franco, comunicou o posicionamento e declarou que haverá esforços para agilizar o registro definitivo do imunizante. 

“Estamos solicitando o cronograma ao Instituto Butantan para podermos celebrar o contrato já na semana que vem. E também solicitando a antecipação do registro junto à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para iniciarmos a vacinação em massa da população brasileira”, disse. 

A pasta havia adquirido um lote inicial de 46 milhões, com possibilidade de compra das mais 54 milhões de doses, totalizando 100 milhões ainda neste ano. 

O ministério teria até maio para comunicar a opção de compra, mas nos últimos dias, o Instituto Butantan oficiou o ministério solicitando que o posicionamento fosse dado logo de modo a permitir um melhor planejamento da fabricação de imunizantes pelo órgão. 

Ontem, o governador João Dória disse que se o ministério não se manifestasse sobre a aquisição até o dia 5 de fevereiro, ele autorizaria a venda dos 54 milhões de doses a Estados. Ao menos 15 já procuraram os laboratórios das vacinas para compra direta. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes