Negócios

Mesmo cargo, salários diferentes: estudo revela que negros ganham 13% a menos no Brasil

Pesquisa identificou que, mesmo que tenham escolaridade semelhantes, trabalhadores negros ganham salários inferiores aos de pessoas brancas

1 minuto de leitura
Mesmo cargo, salários diferentes: estudo revela que negros ganham 13% a menos no Brasil
(Foto: Christina Morillo / Pexels)

Ser negro no Brasil significa que seu salário – para exercer uma mesma função – pode ser 13% menor do que o ofertado a uma pessoa branca. Essa é a constatação de um estudo realizado por pesquisadores do Insper, publicado no livro “Números da Discriminação Racial”, dos economistas Michael França e Alysson Portela.

Os salários 13% menores para trabalhadores negros são referentes aos pagamentos de 2021. A pesquisa coleta dados desde 1982 e aponta que essa disparidade já persiste há 40 anos. Ela só começou a reduzir a partir do ano 2000 e atingiu seu menor índice em 2011, quando os salários pagos a pessoas negras chegou a ser 12,3% menor do que o pago a pessoas brancas.

O estudo comparou a renda de trabalhadores negros e brancos considerando vários fatores. O dado primordial é que foram consideradas pessoas com o mesmo nível de escolaridade e tipo de vínculo de trabalho (formal ou informal). Além disso, também levou-se em consideração questões que podem influenciar os salários como tempo de experiência profissional e até a região do país em que essas pessoas vivem.

Todo o levantamento foi feito com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada pelo IBGE. A reportagem completa sobre o estudo e o livro foi publicada no site do jornal Folha de S. Paulo.

LEIA TAMBÉM

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes