Bem Estar

Pesquisa diz que carne pode ajudar no combate ao câncer

Estudo realizado pela Universidade de Chicago destaca papel do ácido encontrado em carne e laticínios na melhoria da imunidade antitumoral

2 minutos de leitura
Pesquisa diz que carne pode ajudar no combate ao câncer
Foto: Andrea Mesquita

A Universidade de Chicago realizou um estudo que revela que o ácido transvacênico (TVA), presente em carne e laticínios de animais que pastam, como vacas e ovelhas, pode aprimorar a resposta imunológica ao câncer. O resultado da pesquisa está na revista Nature. A publicação destaca a capacidade do TVA em fortalecer as células lifócitos T CD8+ no combate a células cancerígenas.

Desta forma, os resultados indicam que pacientes com níveis elevados de TVA no sangue respondem melhor à imunoterapia. Segure ainda que este nutriente tem potencial como suplemento nutricional complementar aos tratamentos clínicos convencionais.

Nutrientes e resposta imunológica

O estudo teve com líder Jing Chen, PhD, professor de medicina na UChicago. O trabalho enfatiza a importância de focar nos nutrientes para compreender como influenciam a fisiologia e patologia no organismo humano. Dessa forma, ao analisar 700 metabólitos, o estudo identificou o TVA como um potente ativador da imunidade antitumoral.

Experimentos em células humanas e modelos de camundongos evidenciaram que a inclusão do TVA na dieta reduziu significativamente o potencial de crescimento tumoral. Situação mais evidente em casos de melanoma e câncer de cólon. Conforme a pesquisa, a dieta com TVA também melhorou a capacidade das células T CD8+ de se infiltrarem nos tumores.

Perspectivas futuras

Os resultados sugerem que o TVA tem indicação como suplemento dietético para melhorar tratamentos de câncer baseados em células T. No entanto, é crucial determinar a quantidade otimizada do nutriente, não apenas a fonte alimentar.

Contudo, apesar dos benefícios do TVA, os pesquisadores ressaltam que o estudo não é uma justificativa para o consumo excessivo de carne vermelha e laticínios. Vale ressaltar, que há evidências crescentes sobre os efeitos prejudiciais à saúde desses alimentos.

Explorando outros nutrientes no combate ao câncer

Entretanto, mesmo diante do resultado, Jing Chen sugere que outros nutrientes, especialmente provenientes de plantas, podem ter efeitos semelhantes. Dados iniciais indicam que outros ácidos de plantas sinalizam por meio de um receptor semelhante, abrindo possibilidades para futuras descobertas.

LEIA TAMBÉM

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes