Mato Grosso

Mauro Mendes diz que apoiará exploração comercial em terras indígenas

Governador diz que os modelos de preservação ambiental não interessam aos indígenas, pois mantêm etnias na pobreza

1 minuto de leitura
Mauro Mendes diz que apoiará exploração comercial em terras indígenas

O governador Mauro Mendes disse que apoiará a proposta de lei federal que permite a exploração comercial em terras indígenas. Ele vê condições de liberar o cultivo de lavouras casado com a preservação ambiental. 

“Nós temos riqueza gigantesca. A quem interessa não liberar isso? Aos índios? Existe grande riqueza na floresta amazônica e por causa de um, dois campos de futebol [área de aldeias], em nome de uma tal preservação que não é preservação… [não há produção]”, afirmou. 

Mauro citou o exemplo dos haliti parecis, na região centro-oeste de Mato Grosso, que cultivam 23 mil hectares de milho e soja com preservação de 98% do seu território de 1 milhão de hectares. Segundo o governador, a produção tem se convertido em melhor infraestrutura e situação econômica para os indígenas. 

“O cacique já me contou que, quando era criança, as pessoas mudavam de lado nas ruas quando passavam pela família dele porque índios só viviam pedindo esmola. Hoje, ele é cacique, planta, trabalha e quando entra na cidade as pessoas pedem para ele vir visitar as suas lojas”, afirmou. 

Em entrevista de balanço do ano, o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP-AL), disse que tentará avançar com o projeto de lei 191/2020, que permite a exploração comercial em terras indígenas.  

A proposta regulamenta a exploração de recursos minerais, hídricos e orgânicos. Atividades econômicas são vetadas hoje por força de leis de preservação ambiental. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
2
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes