Negócios

Mato Grosso tem a segunda menor taxa de desemprego no país

Números do IBGE mostram que a construção civil foi o setor que mais cresceu no terceiro trimestre e o de alojamento e alimento o que mais encolheu

1 minuto de leitura
Mato Grosso tem a segunda menor taxa de desemprego no país
(Foto: Pixabay)

Mato Grosso reduziu o desemprego no terceiro trimestre do ano, mostrando estabilidade do mercado de trabalho na pandemia, durante os meses em que os regimes de isolamento social foram abrandados. 

A Pesquisa Nacional de Amostra Domiciliar (Pnad) Contínua, divulgada nesta sexta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que a taxa de desocupação ficou 9,9% entre julho e setembro. 

Na comparação com o segundo trimestre (abril a junho), meses de isolamento social mais severo, a taxa reduziu em 0,3%. O resultado coloca Mato Grosso em segundo lugar no país entre os Estado com menor taxa de pessoas sem trabalho, atrás somente de Santa Catarina (6,6%). 

Conforme a pesquisa, entretanto, no mesmo período, a taxa de desocupação cresceu em 10 unidades da federação. A média nacional registrou novo recorde, atingindo 14,56% da população, mais de 14 milhões de pessoas. É a maior taxa desde 2012. 

No último trimestre, Mato Grosso tinha 1,6 milhão de pessoas ocupadas e 176 de desocupados. Nos três meses anteriores a média ficou 1,5 milhão de ocupados e 181 mil desocupados. 

A construção foi o setor que apresentou maior crescimento entre os períodos, com alta de 16% na taxa de empregos formais. Já o setor de alojamento e alimentação foi o que mais encolheu, perdendo 21% dos trabalhadores que tinha entre abril e junho. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes