Principal

Mato-grossenses duvidam de desconto para deputados que faltarem as sessões

3 minutos de leitura
Mato-grossenses duvidam de desconto para deputados que faltarem as sessões

Reprodução

Deputados ausentes de sessões

 

Frases como “claro que não será aprovado”, “só acredito vendo” e até “próxima piada, adorei essa” resumem o sentimento do eleitor mato-grossense em relação ao projeto de resolução que prevê um desconto no salário dos deputados estaduais que faltarem às sessões da Assembleia Legislativa. A proposta tramita desde maio de 2015.

As frases são alguns dos mais de 60 comentários – registrados até o início da tarde deste domingo (6) – que internautas fizeram na página do Facebook do parlamento estadual.

No último dia 3, a Assembleia divulgou na rede social informações acerca do projeto de resolução. A publicação ocorreu dois dias após o LIVRE revelar que, durante o primeiro semestre de 2017, a falta de deputados em plenário comprometeu quase metade das sessões.

Entre as manifestações dos internautas, a maioria é de descrédito de que o projeto que prevê corte nos salários dos parlamentares ausentes será um dia aprovado. “Não acredito mais em promessas políticas”, diz um dos comentários.

Boa parte das pessoas também teceu críticas ao fato de o desconto ainda não ser praticado. “Isso já não é feito? Que vergonha!”, escreve um internauta. “Não preciso de lei para ir trabalhar quando tenho que trabalhar e chegar no horário que tenho que chegar. A que ponto chegamos: obrigar a fazer aquilo que já é uma obrigação”, completa outro.

Há também quem reclame do valor da punição prevista no projeto. De acordo com a proposta, cada falta deveria descontar 1/30 do salário de um parlamentar, o equivalente a aproximadamente R$ 800. Hoje, um deputado estadual em Mato Grosso recebe cerca de R$ 24 mil mensais.

“Nossa, 1/30 avos, que punição terrível! Faça-me o favor!”, ironiza um das pessoas que deixaram comentários na publicação.

De acordo com informações disponíveis no site da Assembleia Legislativa, o projeto de resolução que prevê o desconto foi apresentado em maio de 2015 pelo deputado estadual Oscar Bezerra (PSB).

No início de junho, o texto recebeu uma emenda de outro parlamentar e acabou sendo substituído por um substitutivo integral de autoria do próprio Oscar. Desde então, não houve mais movimentação registrada.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes