Cuiabá

Intervenção em Cuiabá: veja o que foi feito em 45 dias

Quais foram as melhorias entregues - tanto para a população, quanto para os servidores - até agora?

2 minutos de leitura
Intervenção em Cuiabá: veja o que foi feito em 45 dias
(Foto: Assessoria)

O Gabinete de Intervenção Estadual completou 45 dias à frente da Saúde de Cuiabá ontem (29). E a pergunta que fica é: Quais foram as melhorias entregues – tanto para a população, quanto para os servidores – até agora?

Entre os avanços na oferta dos serviços estão a ampliação da cobertura vacinal; o aumento de leitos de UTI e de consultas; a contratação de médicos para atender em todas as unidades de saúde e o pagamento integral da folha de pessoal, o que, segundo o Gabinete de Intervenção, não vinha sendo feito há 9 meses.

A retomada das cirurgias eletivas no Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC) e a ampliação em 25% das cirurgias ortopédicas no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) estão entre as principais ações realizadas nesse período. Assim como a retomada dos exames de imagens nas três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) dos bairros Verdão, Morada do Ouro e Pascoal Ramos e das policlínicas.

23 equipes de saúde bucal, que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), foram credenciadas, garantindo R$ 1,6 milhão em repasses federais e estaduais ao ano, e mais 34 estão em processo de credenciamento.

Antes do período da intervenção, a área de saúde bucal estava sem receber repasses pela falta de credenciamento. Além disso, metade das equipes de odontologia não estava exercendo as atividades clínicas por falta de manutenção nas cadeiras e outros equipamentos necessários para o atendimento.

A cobertura vacinal em Cuiabá cresceu mais de 70% nos primeiros 15 dias de abril de 2023, em comparação a todo o mês de fevereiro. O resultado é atribuído ao abastecimento das unidades com insumos, como seringas e agulhas, e à reabertura de 10 salas de vacinação, que estavam fechadas quando a intervenção assumiu a Saúde do município.

Nesse período, houve ainda a redução em R$ 22,8 milhões nas despesas com a revisão de contratos, que estavam com valores acima dos praticados pelo mercado.

Ainda conforme o Gabinete de Intervenção, diferente do que vinha sendo feito desde julho de 2022, a folha de pessoal, incluindo férias, rescisões, recolhimento de INSS e depósito de FGTS, está sendo paga integralmente. O Prêmio Saúde e pagamento dos incentivos médicos e plantões extras de todos os servidores da Saúde municipal também foram regularizados.

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
1
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
1
Inspirado

Principais Manchetes