Crônicas Policiais

Influenciadores são detidos por sortear carreta e carros nas redes sociais sem autorização

Como são proibidas no Brasil, rifas com fins lucrativos caracterizam contravenção de loteria não autorizada

2 minutos de leitura
Influenciadores são detidos por sortear carreta e carros nas redes sociais sem autorização
(Foto: PJC MT)

Dois influenciadores digitais investigados por promover rifas virtuais em seus perfis nas redes sociais foram detidos pela Polícia Civil, ontem (27), em Guarantã do Norte (715 km ao norte de Cuiabá).

A legislação brasileira proíbe a realização de rifas com fins lucrativos, podendo caracterizar contravenção de loteria não autorizada. No Brasil, apenas rifas beneficentes são autorizadas pelo Poder Público.

Sorteios de carros

A primeira ação da Polícia Civil foi na casa de um influenciador digital de 28 anos. Segundo a PJC, as investigações apontaram um grande fluxo de bens sorteados pelo acusado, que, em aproximadamente 45 dias, movimentou cerca de R$ 400 mil, evidenciando uma atividade rentável.

Diante disso, a Polícia Civil cumpriu um mandado de busca e apreensão na casa do influenciador digital, que resultou na apreensão de bens anunciados por ele nas redes sociais, incluindo dois veículos, um HB20 e um Ford Mustang ano 2020, 4 motocicletas, sendo duas da marca BMW, e aparelhos celulares, que ainda não haviam sido sorteados e com indícios de terem sido adquiridos com os lucros da contravenção penal.

Ainda segundo a PJC, por se tratar de uma atividade sem regulamentação e possivelmente caracterizando loteria não autorizada, as diligências continuam para verificar se houve manipulação de resultados, o que caracterizaria crime de estelionato, ou até mesmo a prática de lavagem de dinheiro.

“Tudo será apurado no decorrer das investigações no inquérito policial que tramita na Delegacia Regional de Guarantã do Norte”, finalizou o delegado regional de Guarantã do Norte, Geraldo Gezoni Filho

O acusado foi detido, levado para a delegacia, ouvido e liberado.

influenciadores digitais, sorteio de carreta e carros, rifas,
(Foto: PJC MT)

Sorteio de carreta

A segunda detenção ontem foi a de uma digital influencer de 27 anos, que estava anunciando na internet o sorteio de uma carreta de cor vermelha.

Ao chegar na residência da influenciadora, os policiais civis avistaram, em frente ao imóvel, a carreta com semirreboque, com adesivos contendo os dizeres “Tá na rifa”.

Durante a abordagem, a mulher informou que estava tentando legalizar a atividade junto aos órgãos competentes. Porém, como são autorizadas pelo Poder Público somente rifas beneficentes, ela foi detida e levada para a delegacia, onde foi interrogada e liberada.

Os dois influenciadores responderão por inquérito policial instaurado para investigar a prática de crime de contravenção penal.

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes