Tecnologia e Inovação

Sabe o que é crédito de carbono? É como a Microsoft pretende reflorestar uma área do tamanho de VG

Entenda o conceito de crédito de carbono e a iniciativa da Microsoft que pode recuperar uma parte do Cerrado brasileiro maior que Várzea Grande inteira

3 minutos de leitura
Sabe o que é crédito de carbono? É como a Microsoft pretende reflorestar uma área do tamanho de VG
(Foto: Marcos Vergueiro / Secom-MT)

A Microsof – sim, a empresa criada pelo lendário Bill Gates – vai ajudar a restaurar uma parte do Cerrado brasileiro do tamanho de Várzea Grande. Na verdade, um pouco maior: serão 135 mil hectares, o equivante a 1.350 km². Nossa “VG City” tem cerca de 930 km².

A restauração dessa floresta foi acordada por meio da compra de 8 milhões de créditos de carborno. E se você não sabe o que isso significa, esse texto é pra você!

Afinal, o que é crédito de carbono?

Para entender os créditos, primeiro você precisa saber o que são as pegadas de carbono. Então…

Pegada de carbono é a medida da quantidade total de gases de efeito estufa – principalmente dióxido de carbono (CO2) – que são emitidos direta ou indiretamente por uma pessoa, uma empresa, um evento ou até um produto.

Ou seja, é o impacto ambiental que nossas atividades cotidianas – desde as mais simples até as mais complexas – causam na atmosfera do planeta.

Por exemplo: quando você dirige um carro, a queima de combustível libera CO2. Logo, você também tem uma pegada de carbono no mundo.

Crédito de carbono: é uma maneira de apagar – ou compensar – essa pegada de carbono. Cada crédito equivale a 1 tonelada de CO2 emitida no mundo.

Em outras palavras, uma empresa pode – literalmente – pagar para outra empresa ou organização plantar árvores, por exemplo.

Então, se as atividades de uma empresa emitem 10 toneladas de CO2 na atmosfera, essa empresa pode comprar 10 créditos de cabono. Ou seja, pagar para alguém plantar árvores o suficiente para reciclar essa quantidade de carbono foi emitida.

YouTube video

Voltando à Microsoft e ao Cerrado brasileiro…

A Microsof comprou um total de 8 milhões de créditos em carbono. Sim, a empresa prentende compensar a emissão de 8 milhões de toneladas de CO2 no mundo. Por isso, vai ser necessário reflorestar uma área maior que Várzea Grande inteira.

Quem vai plantar e manter essas árvores para a Microsof é o Timberland Investment Group (TIG), uma divisão do banco BTG Pactual, especializada em investimentos em ativos florestais.

A informação foi divulgada por uma reportagem da revista Exame. Sabe-se que essa ação de reflorestamento será feita no Cerrado brasileiro, mas não especificamente onde.

Caso você não saiba, o Cerrado cobre cerca de 25% do território brasileiro, o que envolve regiões de 9 Estados, além do Distrito Federal.

Mapa do Cerrado brasileiro
(Foto: Cerrado.org.br)

Quer reduzir sua pegada de carbono no mundo?

Calcular quanto de carbono uma empresa ou mesmo uma pessoa estão emitindo no planeta é uma tarefa bem complexa. Por isso, já existem empresas especializadas em fazer isso.

Mas caso tenha batido uma curiosidade em você, essa calculadora online que pode te ajudar a entender melhor qual impacto você está causando no mundo.

Também posso te ajudar repassando essas informações que pesquisei no Google:

  • um carro a gasolina emite, em média, de 10 kg a 25 kg de carbono a cada 100 km rodados.
  • uma árvore pode sequestrar cerca de 15,6 kg de CO2 por ano, em média. 

Vale ressaltar que o modelo do carro e a espécie da árvore influenciam essa conta.

LEIA TAMBÉM

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes