Carreira

Quase o dobro em 10 anos: por que cada vez mais idosos continuam trabalhando no Brasil?

Um dado relevante da pesquisa é que esses trabalhadores idosos ocupam, na maioria, cargos que exigem pouca qualificação e, consequentemente, têm salários mais baixos

2 minutos de leitura
Quase o dobro em 10 anos: por que cada vez mais idosos continuam trabalhando no Brasil?
(Foto: Reprodução)

Você é daqueles que não vê a hora de se aposentar? Pois saiba que temos uma geração de “velhinhos” fazendo o caminho contrário. Uma pesquisa apontou que, na última década, o número de idosos com mais de 60 anos no mercado de trabalho brasileiros quase dobrou.

Em 2012, eles representavam cerca de 3,3% da proporção dos trabalhadores formais no país. Dez anos depois, essa proporção aumentou para 5,8%. Em números absolutos, isso representa mais de 3 milhões de idosos.

Mas se você se está achando que se trata apenas de “vovôs e vovós” cansados de ficar em casa, precisa ver esse outro dado da pesquisa: a maioria desses profissionais ocupam cargos com baixa qualificação e salários.

São motoristas, cozinheiros, vigias… ou seja, embora a pesquisa não afirme isso categoricamente, dá pra supor que se trata de pessoas que precisam continuar trabalhando.

Entre as profissões com mais qualificação e salários maiores, como médicos, advogados e engenheiros, o número de aposentados que ainda estão no mercado de trabalho formal é menor.

A culpa é da Reforma da Previdência?

Os números sugerem que sim, já que a Reforma da Previdência passou a valer em 2019.

Desde as regras mudaram, passou a existir uma idade mínima para se aposentar: 65 anos para os homens e 62 anos para as mulheres. Um fator que, por si só já explicaria o fato de haver mais pessoas com mais de 60 anos ainda no mercado formal de trabalho.

Além disso, as regras para o tempo de contribuição também ficaram mais rígidas e foram alteradas no caso do cálculo da contribuição. Em outras palavras, tem gente recebendo menos do que esperava, o que pode também pode explicar a decisão de continuar trabalhando.

Estamos mais velhos

Lembrando que as mudanças foram necessárias porque estamos ficando mais velhos. Os gastos públicos com a Previdência só aumentam e não há uma expectativa de mudança para isso.

Na realidade, as projeções são de que, já em 2035, teremos mais pessoas se aposentando do que entrando no mercado de trabalho.

LEIA TAMBÉM

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes