Carregando...
Bem EstarCarreiraCidadesNegóciosSeleção dos Editores

Quase o dobro em 10 anos: por que cada vez mais idosos continuam trabalhando no Brasil?

idosos
Foto de Laura Nabuco
Laura Nabuco

Você é daqueles que não vê a hora de se aposentar? Pois saiba que temos uma geração de “velhinhos” fazendo o caminho contrário. Uma pesquisa apontou que, na última década, o número de idosos com mais de 60 anos no mercado de trabalho brasileiros quase dobrou.

Em 2012, eles representavam cerca de 3,3% da proporção dos trabalhadores formais no país. Dez anos depois, essa proporção aumentou para 5,8%. Em números absolutos, isso representa mais de 3 milhões de idosos.

Mas se você se está achando que se trata apenas de “vovôs e vovós” cansados de ficar em casa, precisa ver esse outro dado da pesquisa: a maioria desses profissionais ocupam cargos com baixa qualificação e salários.

São motoristas, cozinheiros, vigias… ou seja, embora a pesquisa não afirme isso categoricamente, dá pra supor que se trata de pessoas que precisam continuar trabalhando.

Entre as profissões com mais qualificação e salários maiores, como médicos, advogados e engenheiros, o número de aposentados que ainda estão no mercado de trabalho formal é menor.

A culpa é da Reforma da Previdência?

Os números sugerem que sim, já que a Reforma da Previdência passou a valer em 2019.

Desde as regras mudaram, passou a existir uma idade mínima para se aposentar: 65 anos para os homens e 62 anos para as mulheres. Um fator que, por si só já explicaria o fato de haver mais pessoas com mais de 60 anos ainda no mercado formal de trabalho.

Além disso, as regras para o tempo de contribuição também ficaram mais rígidas e foram alteradas no caso do cálculo da contribuição. Em outras palavras, tem gente recebendo menos do que esperava, o que pode também pode explicar a decisão de continuar trabalhando.

Estamos mais velhos

Lembrando que as mudanças foram necessárias porque estamos ficando mais velhos. Os gastos públicos com a Previdência só aumentam e não há uma expectativa de mudança para isso.

Na realidade, as projeções são de que, já em 2035, teremos mais pessoas se aposentando do que entrando no mercado de trabalho.

LEIA TAMBÉM

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Crônicas Policiais

Pai é preso em flagrante por espancar filha de 12 anos até a morte em Várzea Grande

Homem fugiu após a mãe encontrar a adolescente caída no quarto, mas se entregou à polícia horas depois
Geral

Pesquisadores de MT transformam cinzas de madeira em fertilizante para baratear produção

Projeto da UFR apoiado pela Fapemat cria adubo sustentável a partir de resíduos. Invenção reduz custos no campo e diminui a dependência de fertilizantes tradicionais
JustiçaPolítica

Faissal é apontado como “laranja” de desembargador, que movimentou mais de R$ 3 milhões

Deputado estadual é apontado como suposto operador financeiro do esquema de venda de sentenças judiciais no Tribunal de Justiça
Geral

Com 68% das obras concluídas, maior ponte de MT vai acabar com travessia de 1 hora em balsa

Estrutura milionária sobre o Rio Juruena, na MT-208, tem entrega prevista para o fim de 2026 e encurtará a rota para os portos do Norte em 400 km