Indústria encolhe 6% em Mato Grosso em 11 meses

Setor vive os efeitos da paralisação econômica e falta de insumos ocorridos em sequência como resultado da pandemia

(Foto: Pixabay)

A produção industrial em Mato Grosso fechou novembro com queda de 5,8% no acumulo desde de janeiro. O resultado é a combinação da paralisação da economia primeiro semestre do ano e falta de insumo na retomada com aquecimento alto em agosto. 

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta quinta-feira (14), mostram cenário negativo em Mato Grosso em outros três recortes. De outubro para novembro, a queda foi de 4,3%; na comparação a novembro do ano passado o recuo ficou em 18,4% e no acumulado de 12 meses (novembro de 2019 e novembro de 2020) houve uma queda de 6,2%. 

“A queda no primeiro semestre [março a maio] por causa da pandemia foi muito forte e no segundo semestre o fator preponderante foi a falta de insumos para a produção. A demanda está forte, mas empresas ainda não conseguiram produzir num volume para superar o resultado negativo”, disse o superintendente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Mauro Santos. 

Segundo ele, a indústria ainda sente a falta de aço, cobre, embalagem, tecidos e insumos de produção alimentícia. Essa deficiência tem afetado principalmente os segmentos de móveis, construção civil e alimentos. 

Esse cenário que colocou Mato Grosso no grupo de cinco Estados que ainda não superaram os efeitos da paralisação econômica. Conforme o balanço do IBGE, a indústria cresceu em 10 de 15 lugares pesquisados em novembro. 

Oito Estados cresceram acima da média nacional (1,2%): Bahia (4,9%), Rio Grande do Sul (3,8%) Amazonas (3,4%), Região Nordeste (2,9%), Santa Catarina (2,8%), Ceará (1,7%), Rio de Janeiro (1,6%) e São Paulo (1,5%). O Paraná (1,2%) e Minas Gerais (0,6%) completam a lista de locais com índices positivos no mês. 

A previsão da Fiemt é que os dados de dezembro mostrem um cenário menos amargo para setor em Mato Grosso, mas ainda não será o suficiente para superar queda no acumulado de 12 meses. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorLady Gaga vai cantar o hino americano na posse de Joe Biden
Próximo artigoAuditores querem prisão de empresários e trabalhadores que sonegarem impostos