Auditores querem prisão de empresários e trabalhadores que sonegarem impostos

Hoje o Brasil é o país com a maior carga tributária do mundo, o que acaba por estimular a prática da sonegação

(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

No país com uma das cargas tributárias mais altas do mundo, auditores brasileiros reunidos em sindicato querem a prisão de empresários e trabalhadores que sonegarem impostos.

A proposta de mudança faz parte do plano um plano de reforma tributária. Se aprovado, os sonegadores poderão sofrer sanções penais, como a prisão, mesmo após a quitação dos débitos com a Receita Federal.

Hoje o Brasil é o país com a maior carga tributária do mundo – e os impostos muitas vezes considerados abusivos acabam por estimular a prática da sonegação. A carga tributária brasileira também é hoje a maior causa de falência dos pequenos empresários.

Para o presidente do Sindifisco, Kleber Cabral, é necessário que haja penas mais duras para os sonegadores. O auditor compara ainda sonegação com corrupção.

“O Brasil tem uma taxa de sonegação estimada em 27% e isso se deve, em parte, pela legislação leniente. Corrupção e sonegação são irmãos gêmeos. Têm a mesma natureza e deveriam ter as mesmas regras. O corrupto tem que devolver o dinheiro público roubado e pagar a pena. O sonegador não”, declarou Kleber.

A proposta vem sendo analisada e é possível que seja votada pelo Congresso – que também é um dos mais caros do mundo – ainda durante o ano de 2021.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

1 COMENTÁRIO

  1. Dizer que a carga tributária é alta por causa da sonegação é uma falácia. A verdade é exatamente o contrário. A carga é alta porque grandes empresas acostumaram-se a não pagar tributos. Fazem lobby político para obtenção de subsídios, contabilidade criativa e contratam centenas de advogados para rolarem indefinidamente suas dívidas. Quem realmente sofre com a carga tributária do Brasil é a pessoa física (trabalhador), pois todas as retenções são feitas na fonte. O sistema tributário é injusto e ineficiente. Não há dúvida disso. Entretanto, passar pano para sonegadores é o mesmo discurso de quem acredita que ser pobre justifica cometer crimes.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorIndústria encolhe 6% em Mato Grosso em 11 meses
Próximo artigoMPE nega projeto de adicional de periculosidade para promotores e procuradores