Iguá Saneamento comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente

Operações da companhia realizam ações que refletem a importância de se preservar os biomas e ecossistemas naturais

A Iguá Saneamento, que atua em sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário em cidades de cinco Estados do país, comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06) intensificando suas ações voltadas à preservação ambiental e ao estímulo para um comportamento mais sustentável. A data foi criada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1972, com o objetivo de relembrar as pessoas da necessidade de preservação do meio ambiente e do uso responsável dos recursos naturais.

O saneamento básico tem um papel importante na questão ambiental, a começar com a preservação das fontes de água na natureza. Por conta disso, a Iguá contempla, em seu planejamento estratégico de sustentabilidade, denominado SERR (Segurança hídrica; Eficiência na gestão do ciclo da água; Responsabilidade na coleta e no tratamento de esgoto; e Respeito às pessoas), uma série de iniciativas que objetivam promover, por exemplo, a segurança do abastecimento de água das cidades onde atua.

A Iguá tem como diretriz a preocupação constante com o uso sustentável dos recursos hídricos. O que vai desde a conservação e preservação dos mananciais, passando pelo uso crescente de energia renovável, reduzindo a emissão dos gases de efeito estufa, combate às perdas e desperdício de água, assim como o tratamento dos esgotos.

“O Dia Mundial do Meio Ambiente é uma oportunidade para refletirmos quanto aos impactos negativos da ação humana sobre o meio ambiente e da necessidade urgente de sermos mais sustentáveis no nosso cotidiano. Com o crescimento dos problemas ambientais, todos os agentes da sociedade, como governos, empresas e população em geral devem atuar para que seus impactos sejam diminuídos. Se nada for feito, e se não adotarmos o consumo consciente dos recursos naturais, como a água, colocamos em risco o modo como vivemos atualmente, comprometendo, inclusive, a sobrevivência das futuras gerações”, alerta Lia Basilio Pereira de Souza, Gerente de Sustentabilidade do Grupo Iguá.

Ações no Dia do Meio Ambiente
Para a Iguá, todo dia é dia de cuidar do meio ambiente, mas o dia 5 de junho é importante para chamar a atenção das pessoas quanto à necessidade de se preservar a natureza. Dessa forma, as operações da companhia programaram atividades educativas para estimular a conscientização das pessoas sobre o uso sustentável dos recursos naturais. “Cada um de nós pode fazer a sua parte. No nosso dia a dia devemos, por exemplo, evitar o desperdício de água, dar a destinação correta ao lixo que geramos e contribuir para a preservação das matas e florestas”, acrescenta Paula Violante, Diretora de Engenharia do Grupo Iguá.

As concessões de Cuiabá (MT), Andradina, Palestina, Castilho, Mirassol, Piquete, Guaratinguetá, Atibaia (SP), Paranaguá (PR) e Itapoá (SC) irão promover plantio e doação de mudas para clientes e colaboradores. A ação também ocorre em Suzano (SP), com a SPAT Saneamento.

“Pensar em soluções sustentáveis para as cidades é o compromisso da Iguá. Com ações que vão além transformação do saneamento básico das cidades, estamos realizando atividades que aproximam os clientes de mudanças voltadas aos padrões de consumo e preservação do meio ambiente. Integrar a população às práticas como plantio de mudas, é um dos caminhos para construir uma sociedade ambientalmente responsável, declara William Figueiredo, diretor geral da Águas Cuiabá.

Já em Tubarão (SC), será realizada uma exposição resultante de um concurso de fotografias de alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município, feitas com as câmeras doadas à instituição pela concessionária. Na ocasião, também haverá a distribuição de mudas.

Sobre a Iguá Saneamento
A Iguá é uma companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Uma das principais operadoras privadas do setor no país, atualmente está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – por meio de 18 operações que beneficiam cerca de 6 milhões de pessoas. Chega ao Rio de Janeiro no segundo semestre de 2021, ampliando seu escopo de atuação com a distribuição de água e esgotamento sanitário para mais de um milhão de fluminenses. A Iguá possui quatro pilares essenciais que orientam a realização das ações socioambientais em todas as suas unidades operacionais, constituindo o planejamento estratégico SERR – Segurança hídrica; Eficiência na produção e distribuição de água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto; e Respeito às pessoas. Em 2020, a Iguá aderiu à Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa das Nações Unidas), adotando e promovendo, em suas práticas de negócios, os Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. A companhia foi eleita, em 2020, pelo quarto ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.igua.com.br.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorA garantia de emprego de grávidas ou adotantes na pandemia
Próximo artigoCovid-19: morte de grávidas quase dobrou em 2021