Mato Grosso

Governo pedirá ao Confaz para congelar preço dos combustíveis por 90 dias

Medida que segura reajuste do ICMS será suspensa no dia 31, e a previsão é que os preços nas bombas passem por escalada

1 minuto de leitura
Governo pedirá ao Confaz para congelar preço dos combustíveis por 90 dias
(Foto: Divulgação)

O governo de Mato Grosso vai propor ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) a renovação do congelamento do preço dos combustíveis por 90 dias. A suspensão da revisão é feita sobre o Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final (PMPF), que serve de base de cálculo para o ICMS. 

Na prática, a medida tenta segurar nova alta no preço dos combustíveis após a interrupção do congelamento no mês passado pelo Confaz. As correções estão suspensas por três meses desde novembro e voltam a ser aplicadas no início de fevereiro. 

“O Preço Médio congelado contribui para a estabilidade dos preços dos combustíveis ao consumidor final e para o setor produtivo, o que neste momento é essencial para estimular a nossa economia, ao menos até que seja possível retomarmos a normalidade [de fora da pandemia]”, afirmou o governador Mauro Mendes. 

A Petrobrás já anunciou neste ano aumento no preço para o litro da gasolina e do diesel. Economistas avaliam que, pelo cenário econômico mundial de inflação alta, os combustíveis devem ter subidas seguidas no Brasil em 2022. 

No caso de Mato Grosso, o novo reajuste engoliu a redução de ICMS para diesel e gasolina que entrou em vigor no dia 1º. Esse cenário já vinha sendo apontado desde o ano passado. 

A próxima reunião do Confaz, grupo que reúne representantes de todos os Estados, está programada para quinta-feira (27).

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes