Principal

Garcia recorrerá à Justiça e Nacional planeja enquadrar filiados

4 minutos de leitura
Garcia recorrerá à Justiça e Nacional planeja enquadrar filiados

Ednilson Aguiar/O Livre

Deputado Fábio Garcia

Deputado Fábio Garcia: ação na Justiça para questionar critérios da Executiva Nacional do PSB

O deputado federal Fábio Garcia deve ingressar com um mandado de segurança contra a Executiva Nacional do PSB. A ação questionará a decisão que o destituiu do cargo de presidente da Comissão Provisória da legenda em Mato Grosso, após seu voto a favor da reforma trabalhista.

Garcia questionará na Justiça o fato de ter sido substituído no comando da sigla por Valtenir Pereira, que assinou a ficha de filiação há menos de uma semana. O argumento do ex-presidente será o fato de o novo correligionário também ter votado a favor da reforma.

A estratégia foi traçada em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (19), na qual a antiga cúpula do PSB no Estado discutiu a atitude que adotará em relação ao novo presidente.

O retorno de Valtenir ao comando do partido tem sido alvo de descontentamento por conta de sua última passagem pela legenda. O deputado federal, que deixou a sigla em 2013, é acusado de ter enfraquecido o partido, tendo usado sua estrutura para autopromoção.

A Executiva Nacional da legenda, no entanto, também prepara um ultimato aos membros mato-grossenses. Um encontro no qual, segundo Valtenir, os filiados deverão aceitar um “real posicionamento socialista” e dizer se “estão de acordo e se aceitam seguir essa linha, permanecendo filiados”.

Por meio de sua assessoria, Valtenir afirmou que a reunião deve ser comandada pelo presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, ainda em data a ser definida. A tendência, segundo ele, é que o PSB deixe a base de sustentação do governo Pedro Taques (PSDB), por diferenças de “ideais”..

Garcia, por sua vez, sustenta que o entendimento da cúpula da legenda no Estado é o de se manter unida e evitar que Valtenir “atrapalhe” os planos que já vinham sendo traçados para o futuro do partido.

O deputado evita afirmar que o movimento busque isolar o novo presidente da sigla, mas diz que as próprias atitudes que Valtenir adotou no passado podem dificultar o diálogo com os demais integrantes.

“Não vamos sair do partido. Vamos continuar unidos. Ele já tomou algumas decisões que podem causar um certo desgaste na relação que ele tentar construir. Não posso prever o futuro, mas o que se percebe é que ele pode ter dificuldade no diálogo”, diz Garcia.

O entendimento é o mesmo do deputado federal Adilton Sachetti, para quem a tendência é que Valtenir precise ceder. “Vamos continuar no partido e brigar pelo nosso espaço. Ele é o presidente e não o dono do PSB, então, vai ter que conversar conosco”.

Judicialização
Além de Fabio Garcia, outros membros da cúpula do PSB em Mato Grosso também devem recorrer à Justiça. Deputados estaduais, prefeitos e outras lideranças teriam a intenção de questionar a decisão de punir o ex-presidente pelo descumprimento da orientação partidária.

Já uma eventual ação que cobrasse a perda do mandato de Valtenir sob a acusação de infidelidade partidária foi descartada. De acordo com Garcia, o entendimento a que as lideranças chegaram é de que o PSB não tem a prerrogativa para fazer tal questionamento. A iniciativa caberia somente ao próprio Ministério Público.

Sachetti acredita, todavia, que a própria Executiva Nacional do PSB ainda pode sofrer alterações até o final do ano. Isso porque está prevista para outubro a eleição que escolherá o novo comando da sigla no país. Na avaliação do deputado, a troca pode resultar em alterações na estrutura do partido também nos Estados.

“Muita coisa ainda vai ocorrer até o final do ano. A gente não sabe quem será o novo presidente nacional e, mudando lá, pode ser que mude aqui também. É cedo para qualquer previsão”, avalia.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes