Principal

Fundação André e Lúcia Maggi entrega escola ao governo do estado

4 minutos de leitura
Fundação André e Lúcia Maggi entrega escola ao governo do estado

Maria Anffe / Gcom-MT

maria anffe.jpg

 

A partir de uma parceria bem-sucedida entre as iniciativas pública e privada, o governador Pedro Taques inaugurou neste sábado, 1º, o novo prédio da Escola Estadual Argeu Augusto de Moraes, no distrito de Itanorte, em Campo Novo do Parecis (390 km de Cuiabá).  A unidade, com capacidade para atender 900 alunos do ensino fundamental à Educação de Jovens e Adultos, foi construída pela Fundação André e Lucia Maggi (Falm) ao custo de R$ 3 milhões e entregue à Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc).

“A escola está muito bonita, mas o futuro de cada aluno depende mais de si mesmo, do desempenho nos estudos, do desempenho dos professores, do que das autoridades. Desta escola pode sair um grande médico, pesquisadores, homens e mulheres decentes”, declarou o governador durante a solenidade. Taques destacou que iniciativas como a da família Maggi são comuns em outros países. “Este ato da Amaggi é normal fora do Brasil, aqui estamos começando. Parabéns pela iniciativa”.

O secretário da Seduc, Marco Marrafon, frisou que muitos palpitam sobre o setor educacional, mas poucos se movem para ajudá-lo. “São enormes os desafios da Seduc, mas não é maior do que o nosso sonho de transformar esta realidade. Isso só se concretiza quando encontramos pessoas de bem”.

O Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, acionista da Amaggi, destacou que a iniciativa de construir uma nova escola no lugar da antiga surgiu numa das viagens à fazenda que possui na região. “Ficamos preocupados com as condições da escola antiga e resolvemos ajudar a comunidade por meio da Fundação”.

A Diretora da Fundação André e Lúcia Maggi, Belisa Maggi incentivou os alunos a lutarem pelos sonhos que possuem. “Não posso me pronunciar sem a presença da minha avó [Lúcia Maggi] aqui do lado. Ela sempre inspirou meu avô para frente. Hoje é um dia muito especial”, disse, ao lembrar que tudo começou há um ano e meio. “Achamos que a comunidade merecia algo melhor. Esta escola foi um ideal de melhoria para nós e todos precisamos de ideais e sonhos. Daqui pode sair um futuro governador. Superem seus medos e construam seus sonhos, disse a jovem.

Para o prefeito de Campo Novo do Parecis, Rafael Machado, não é apenas uma inauguração, é a mostra de que parceria entre entes públicos e privados dão certo, podem ser expandidas da saúde e da educação para outros setores da administração pública.  

A escola

A área construída da nova escola é de aproximadamente 1,4 mil metros quadrados, sendo 10 salas de aula, biblioteca, secretaria, salas de professores, coordenação e direção, refeitório, cozinha, banheiros, depósito, lavanderia e despensa. Além do prédio, a Fundação André e Lucia Maggi também investiu na aquisição de novos móveis como armários, mesas de reunião, cadeiras, fogão, geladeira, impressoras, computadores, ar condicionado, bebedouros, entre outros.

Na ocasião, também foi inaugurada a Biblioteca Olacyr Francisco de Moraes, que era filho do sr. Argeu Augusto de Moraes e foi um dos grandes nomes do agronegócio no Brasil, desbravador da região e primeiro proprietário da fazenda Itamarati Norte. Olacyr de Moraes faleceu em junho de 2015. A Fundação também fez a doação dos móveis e livros para a biblioteca.

A Fundação André e Lucia Maggi é a instituição responsável pela gestão do Investimento Social Privado da Amaggi e há 20 anos investe em projetos sociais nos municípios onde a empresa atua. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes