Festival de carnes terá leitão assado em colheitadeira e doce argentino

Considerado o maior festival de carnes nobres do país, o evento terá entre suas atrações o “Leitão Colhido”

Cassim irá se aventurar no universo dos doces / Foto: Assessoria

Já imaginou degustar um leitão assado em uma plataforma de colheitadeira? Sim, isso é possível e poderá ser apreciado na quinta edição do Festival Braseiro – que acontece no próximo dia 8 de setembro, em Rondonópolis [a 240 km de Cuiabá]. Considerado o maior festival de carnes nobres do país, o evento terá entre suas atrações o “Leitão Colhido”.

Conforme explica o churrasqueiro voluntário Jorge Salles, que irá comandar a estação “Leitão Colhido”, a ideia é assar a carne – já desossada e respeitando todos os seus cortes – em uma plataforma giratória de colheitadeira de soja. “Vamos preparar em torno de oito a dez leitões – uma manta [couro e carne] a cada hora. Serão a pururuca e o leitãozinho mais saborosos que você vai encontrar na região sul do estado”, ressalta.

Filho de produtor de soja e há muito tempo em contato com a suinocultura, Salles – que também é representante da Acrismat [Associação de Criadores de Suínos de Mato Grosso] e da ABCS [Associação Brasileira dos Criadores de Suínos] – complementa que, para além do cunho social e da própria atração em si no evento, o objetivo da estação é agregar valor à carne suína de excelência que é produzida em Mato Grosso e quebrar paradigmas por meio da conscientização.

O voluntário e assador Jorge Salles / Foto: Assessoria

“A carne suína é considerada a nova carne branca do milênio. Mas, ainda é preciso fazer com que as pessoas percam o medo e vejam a qualidade do nosso produto. Por exemplo, no Braseiro, os leitões a serem apreciados são todos animais de granja, extremamente saudáveis e de qualidade excepcional, que consomem água de poço artesanal e são criados dentro dos controles de criação suína do Estado”, reforça.

Sobremesa argentina

Tradicional entre os argentinos, a Panqueque de Dulce de Leche [“panqueca de doce de leite”] chega para desafiar o paladar carnívoro do público presente no festival. Este foi o desafio proposto pelo rondonopolitano Cássio Antonio Gonçalves Júnior, o “Cassim”, que irá se aventurar – pela primeira vez – no universo dos doces no Braseiro. Com seis anos de experiência na área, Cassim traz em sua bagagem o know-how em fogo de chão, parrilla e defumação.

“Já participei de quatro edições com o tradicional corte T-Bone. Mas, não gosto de ficar na mesmice. Tanto que, dessa vez, para me desafiar, pensei em trazer um doce para o Braseiro. Será uma receita argentina. Uma massa de panqueca mais leve e mais fina, com um doce de leite artesanal, com uma cobertura caramelizada. Quem estará comigo na ‘Cozinha do Cassim’ é o chef argentino Francisco Coria, além dos estudantes de gastronomia – para aprenderem e pegarem experiência”, conta.

Festival Braseiro

No dia 8 de setembro, mais de 250 churrasqueiros irão se mobilizar para comandar 41 estações de preparo de carnes especiais e assar cerca de quatro toneladas de cortes de bovino, suíno, aves, peixe e cordeiro em harmonia perfeita com o clima de fazenda propício para confraternizações ao ar livre.

Realizado pela Associação Braseiro, o Festival Braseiro traz em seus pilares um cunho social. Todos os churrasqueiros trabalham voluntariamente e 100% do lucro será revertido para 11 projetos de entidades filantrópicas. A 5ª edição do evento ainda contará com shows da banda nacional Texas Radio, da dupla Paulo Mafra e Thulio Viola e do grupo Henrique Maluf & Cerrado Groove.

Os ingressos podem ser adquiridos nas Casas de Carne Celeiro e no Escritório Celeiro, em Rondonópolis. Enquanto que, em Cuiabá, as entradas estão disponibilizadas para compra na Distribuidora Celeiro (dentro do Parque de Exposições da Acrimat) e nos pontos de venda da Casa de Festas (Goiabeiras Shopping e Pantanal Shopping). Pela internet, é possível adquirir o ingresso por meio do site da Tech Tickets.

O valor referente ao segundo lote de entradas promocionais, com unidades limitadas, custa R$ 230 para adultos e R$ 115 para crianças entre 10 e 13 anos, sendo que abaixo desta idade não paga. Vale destacar que o Festival Braseiro será realizado, a partir das 12h, no Clube dos Funcionários da Fundação MT, que está localizado ao lado do Horto Florestal, na Vila Goulart, em Rondonópolis (MT). Mais informações pela fan page.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorEm ponto de ônibus, homem abaixa calça e mostra órgão genital para mulheres
Próximo artigoMulher atropela assaltantes: A revolta das vítimas