Cidades

Fecomércio vira ponto de referência com o primeiro Impostômetro de Mato Grosso

2 minutos de leitura
Fecomércio vira ponto de referência com o primeiro Impostômetro de Mato Grosso
Foto: Assessoria

Você tem noção do quanto se arrecada de imposto? Talvez não, mas essa é a proposta do Impostômetro, instalado na sede da Fecomércio-MT, que diariamente vai informar quem passa pela Avenida Historiador Rubens de Mendonça (CPA) a quantidade de tributos arrecada pelo município, estado e o país.

Com mais de 18 metros quadrados, o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-MT inaugura no próximo dia 04 de abril (quinta-feira), às 8 horas, o primeiro Impostômetro no estado.

O evento solene contará com a presença do presidente do Sistema CNC/Sesc/Senac, José Roberto Tadros e autoridades do governo estadual e municipal de Cuiabá.

Para o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, o telão de 6,4 metros de comprimento e 2,88 metros de altura visa chamar a atenção da população que passa pela região e mostrar o valor já pago em tributos municipal, estadual e federal.

“Informar a população do quanto pagamos de impostos é um dos papeis da Federação. Precisamos mostrar os tributos embutidos em nossos produtos vendidos e nos serviços oferecidos à sociedade mato-grossense. As novas reformas, em especial a tributária, precisa dar melhores condições aos empresários, prezando pelo livre mercado e menor interferência do governo na economia, seja municipal, estadual e federal”, disso o presidente.

O telão, instalado precisamente entre a Administração Regional do Senac em Mato Grosso e a própria Fecomércio-MT, irá divulgar também as ações desenvolvidas pelo Sistema Federação do Comércio, Sesc e Senac no estado, a previsão do tempo e a situação do trânsito na capital do estado.

Impostômetro

O Impostômetro considera todos os valores arrecadados pelas três esferas de governo a título de tributos: impostos, taxas e contribuições, incluindo as multas, juros e correção monetária.

O levantamento utilizado das arrecadações federais é da Receita Federal do Brasil, Secretaria do Tesouro Nacional, Caixa Econômica Federal, Tribunal de Contas da União, e IBGE. As receitas dos estados e do Distrito Federal são apuradas com base nos dados do CONFAZ – Conselho Nacional de Política Fazendária, das Secretarias Estaduais de Fazenda, Tribunais de Contas dos Estados e Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda. As arrecadações municipais são obtidas através dos dados da Secretaria do Tesouro Nacional, dos municípios que divulgam seus números em atenção à Lei de Responsabilidade Fiscal, dos Tribunais de Contas dos Estados.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes