Cidades

Escola Presidente Medici terá status militar e será dirigida pelo Corpo de Bombeiros

Mudança decorre de plano inicial de parceria com a PRF em 2020; Seduc diz que transição foi debatida com comunidade escolar

1 minuto de leitura
Escola Presidente Medici terá status militar e será dirigida pelo Corpo de Bombeiros
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) vai tornar a escola estadual Presidente Médici, em Cuiabá, em escola militar, dirigida pelo Corpo de Bombeiros. A informação foi divulgada esta semana, mas não houve justificativa do governo para a mudança. 

Conforme a secretaria, a mudança de status será acompanhada pela troca de nome da escola, que será chamada de escola estadual militar Dom Pedro II Presidente Médici. A mudança de nome seria necessária pela transferência da instituição para a área militar. 

No ano passado, o governo de Mato Grosso anunciou uma parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para administrar a escola, e a total transferência para os militares decorre desse plano inicial.  

A Seduc afirmou a que a parceria não chegou a ser firmada. 

Na quarta-feira (1º), houve um protesto de estudantes contra a mudança, em torno de questões sobre LGBTQIA+, pessoas negras e que usam cabelo afro, valor do uniforme militar e contra a militarização das escolas no Brasil. 

A Seduc disse que, em casos específicos, os alunos serão realocados. Disse ainda que a transferência da escola para o Corpo de Bombeiros foi debatida com Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar em três audiências.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes