Consumo

Energia elétrica faz inflação cair para famílias de baixa renda

A redução foi tanta que compensou, no fim das contas, a alta de outros itens do orçamento familiar

1 minuto de leitura
Energia elétrica faz inflação cair para famílias de baixa renda
(Foto: Freepik)

Geralmente apontado como um vilão do orçamento familiar, o preço da energia elétrica – entre dezembro e janeiro – foi o que fez a inflação reduzir para famílias que têm renda mensal de até R$ 1.650.

O valor da tarifa baixou 5,6% e, no cálculo de despesas gerais, isso segurou o impacto da alta do aluguel (0,55%) e do gás de botijão (3,19%).

No fim das contas, a taxa de inflação para esses brasileiros passou de 1,58%, em dezembro, para 0,21% em janeiro de 2021.

A informação consta do Indicador Ipea de Inflação por Faixa de Renda, divulgado nesta sexta-feira (12) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Pior para quem tem carro

O levantamento mostrou ainda que, para as famílias com renda mais alta – superior a R$ 16,5 mil -, embora também tenha havido uma redução, ela foi menor. E a culpada, neste caso, foi a gasolina que teve aumento de 2,17%.

O impacto, segundo o Ipea, só não foi maior graças à deflação das passagens aéreas (-19,9%) e dos transportes por aplicativo (-12,1%).

No caso desse grupo de brasileiros, a inflação passou de 1,05% para 0,29% no mesmo período (dezembro de 2020 a janeiro de 2021).

(Com Agência Brasil)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes