Embrapa lança aplicativo para auxiliar produtores de erva-mate

Com base em respostas, aplicativo gera gráfico e relatório que mostram como está o manejo da erva

Ilustrativa/Pixabay

A Embrapa Florestas (PR) lançou um aplicativo para mobile que realiza diagnósticos em ervais e sugere melhorias para o manejo. Disponível para dispositivos Android, o aplicativo “Manejo Matte” é de fácil operação, o produtor escolhe uma zona plantada e responde a perguntas objetivas, assim, o programa gera um diagnóstico e indica soluções para melhorar o potencial produtivo da cultura.

A base de análise do aplicativo é o Sistema Erva 20, um conjunto de práticas em ervais plantados que visam ao aumento da eficiência e sustentabilidade do cultivo de erva-mate.

A adoção desse sistema pode incrementar a produtividade e aumentar a qualidade dos plantios por meio de boas práticas, como: plantio, poda, adubação, controle de plantas daninhas, renovação do erval.

Como funciona

O produtor responde a 40 questões sobre seu erval, subdivididas em seis tópicos. Para cada questão, há respostas de múltipla escolha, como: Características das folhas das mudas: folhas descoloridas ou com muitos danos / mudas com folhas descoloridas, possivelmente por deficiência de nutrientes / mudas com folhas sadias.

Ao terminar a análise, o aplicativo gera um gráfico e um relatório que apontam como está o manejo do erval. O relatório traz, informações e orientações de como proceder. Dessa forma, o produtor consegue identificar gargalos e pontos a melhorar e já recebe imediatamente a orientação sobre como adequar e melhorar a forma de conduzir seu erval.

O diagnóstico pode ser baixado, compartilhado ou enviado por e-mail a partir do próprio aplicativo.

(Com assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorJustiça volta atrás e absolve mãe acusada de enforcar bebê de 23 dias
Próximo artigoBolsonaro vai enviar projeto para dar garantia jurídica a policiais

O LIVRE ADS