Principal

Em Brasília, bancada do PSB pede para renomear Fabio Garcia

3 minutos de leitura
Em Brasília, bancada do PSB pede para renomear Fabio Garcia

Ednilson Aguiar/O Livre

 Fabio Garcia deputado federal

Carlos Siqueira destitui Fabio Garcia por votar contra orientação do partido

A bancada de deputados estaduais e federais do PSB de Mato Grosso pediu à direção nacional que reconstitua a comissão provisória da sigla, com o deputado federal Fábio Garcia na presidência. Em reunião nesta quinta-feira, 11, em Brasília, o presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, e o secretário-geral, Renato Casagrande, prometerem analisar o pedido. A resposta deve ser dada em reunião próxima semana.

A direção estadual do PSB foi destituída há duas semanas, depois da desobediência de Garcia, que votou contra a orientação do diretório nacional na reforma trabalhista. O partido havia orientado o voto contrário à reforma, mas Garcia votou a favor, acompanhando os interesses do governo Michel Temer (PMDB). O também deputado federal Adilton Sachetti não compareceu à votação, realizada na mesma semana da morte de sua mulher.

Em cerca de uma hora de reunião, os parlamentares defenderam a necessidade de manter o rumo atual do partido usando como argumento principal o fortalecimento do PSB ocorrido nos últimos anos. “Pedimos para a executiva nacional reconsiderar a decisão e reconstituir a comissão estadual, diante do trabalho feito em Mato Grosso”, relatou Fábio Garcia. “Foi um dos estados em que o PSB mais cresceu”, afirma.

Em 2014, o PSB tinha apenas um prefeito – Mauro Mendes, em Cuiabá – e nenhum deputado. Naquele ano, elegeu dois deputados federais e três estaduais, número que aumentou com a “janela” de infidelidade partidária aberta no ano passado, que permitiu a filiação de Mauro Savi (ex-PR) e do suplente Adriano Silva (ex-PP). 

Nova punição
Como a direção nacional também tirou posição contrária à reforma da Previdência, um novo choque com os deputados federais pode ocorrer nessa votação. A possibilidade de novas punições em caso de outra desobediência, porém, não foi discutida nessa reunião. Fábio Garcia também não quis comentar sobre o posicionamento que terá na votação da reforma da Previdência.

“Vou dar meu voto com tranquilidade no momento certo. A votação contrária na questão da Previdência não aconteceu. Então, não podemos adivinhar o futuro. Na reunião, tratamos apenas do que já houve”, explicou Garcia.

Participaram da reunião os deputados que compõem a bancada estadual e federal da sigla: o presidente da Assembleia Eduardo Botelho, Oscar Bezerra, Adriano Silva, Mauro Savi, Adilton Sachetti e Fabio Garcia. Na semana passada, eles chegaram a cogitar sair do partido em bloco, em protesto à decisão nacional, mas descartaram a possibilidade, em reunião realizada na segunda-feira, 8. 

Além de Garcia, a comissão provisória do PSB em Mato Grosso era formada por Adilton Sachetti (vice-presidente), Mauro Mendes (presidente de honra e secretário de formação política), Oscar Bezerra (secretário de organização partidária), Mas Russi (secretário de finanças) e Adriano Muller (secretário-geral).

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes