Política

Eleições 2022: Blairo Maggi assina “carta pela democracia”

Mesmo sem citar nome, documento vem sendo considerado uma crítica ao presidente Jair Bolsonaro, pelo contexto do que chama de "ameaça" à democracia

1 minuto de leitura
Eleições 2022: Blairo Maggi assina “carta pela democracia”
Foto: Dida Sampaio/Estadão

Ex-governador de Mato Grosso, Blairo Maggi (PP) assinou a “carta em defesa da democracia” publicada pela Universidade de São Paulo (USP), já com mais de 600 mil signatários. O ato tem sido interpretado como um passo para mais distante do apoio à campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL). 

A carta, publicada na semana passada, diz fazer um manifesto contra “a situação que ameaça a normalidade das instituições democráticas”. O ponto de partida no documento seria uma carta escrita por Goffredo da Silva Telles Junior, em 1977, com “denúncia da ilegitimidade do regime militar”, então em vigor no país. 

Hoje, segundo a carta da Faculdade de Direito da USP, o Brasil estaria passando por uma situação semelhante, com ataques ao processo eleitoral, representado pelas urnas eletrônicas. Por esse contexto, o documento vem sendo associado a Bolsonaro. 

Em 2021, Blairo Maggi já havia criticado o presidente da Aprosoja Brasil, produtor rural Antônio Galvan, pela associação dos trabalhos da entidade à agenda política de Bolsonaro. A crítica do ex-ministro partiu da organização do Movimento Brasil Verde Amarelo em torno da Aprosoja, para apoiar Bolsonaro no 7 de setembro. 

Bolsonaro convocou seus apoiadores, há pouco mais de uma semana, para um novo ato no feriado da independência do Brasil neste ano. 

LEIA TAMBÉM

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes