Eleições 2020: pré-candidatos já podem iniciar suas “vaquinhas” online

Enquanto a pandemia de coronavírus não adia a data da eleição, o calendário da Justiça Eleitoral segue

(Foto: Divulgação/Justiça Eleitoral)

Quem pretende disputar um cargo de vereador ou prefeito nas eleições deste ano, pode começar a arrecadar dinheiro para sua eventual campanha a partir desta sexta-feira (15). De acordo com o calendário da Justiça Eleitoral, está oficialmente autorizada a realização de “vaquinhas online”.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já permitiu que 10 entidades que atuam nesse ramo prestem serviço aos pré-candidatos. Ao eleitor que vai doar, a orientação que consulte a lista antes de depositar o dinheiro.

É que, por enquanto, os pré-candidatos estão autorizados somente a arrecadar, não a usar o dinheiro. A liberação do recurso depende da apresentação de seu registro de candidatura, abertura de uma conta específica e obtenção de CNPJ.

E a etapa do registro oficial das candidaturas sequer teve início ainda. Ela vai ocorrer somente após as convenções dos partidos – momento em que as legendas se reúnem para definir quem será seu candidato -, previstas para ter início só em 20 de julho.

As entidades que vão arrecadar o dinheiro para os pré-candidatos têm que disponibilizar um sistema de prestação de contas e de fiscalização das doações, entre outras exigências.

Quem vai doar, precisa ser identificado com nome completo, número de CPF e valor doado. As informações têm que ser atualizadas instantaneamente.

LEIA TAMBÉM

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorCasal é detido ao aplicar testes rápidos de covid-19 e dizer que trabalhava para o Ibope
Próximo artigoFim de semana ensolarado

O LIVRE ADS