Data das eleições municipais deve ser definida em junho

    Ministro do Supremo Luís Barroso diz que, neste momento, a perspectiva é que o calendário seja alterado por causa da situação da pandemia

    Maioria dos ministros do STF acompanhou o voto do ministro Luis Roberto Barroso (Arquivo/Agência Brasil)

    As eleições municipais de outubro poderão ser adiadas. A possibilidade foi admitida pelo ministro Luís Roberto Barroso, próximo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).

    Com a aproximação do calendário já estabelecido para o pleito e a perspectiva de que as mudanças causadas pela pandemia do novo coronavírus dure por mais alguns meses, as medidas sanitárias deverão ser o parâmetro a ser adotado pelo Congresso Nacional e o Supremo para decidir o assunto, segundo Barroso.

    “Por minha vontade, nada seria modificado porque as eleições são um rito vital para a democracia. Portanto, o ideal seria nós podermos realizar as eleições. Porém, há um risco real, e, a esta altura, indisfarçável, de que se possa vir a ter que adiá-las”, disse o ministro em conversa, via redes sociais, com a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

    Segundo ele, o assunto começará a ser discutido em junho com os presidentes da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

    Neste momento, existe a expectativa é que a situação do contágio do coronavírus se amenize e crie a possibilidade de manter as eleições para outubro.

    Caso contrário, o Supremo tentar alinhavar com o Congresso uma emenda constitucional para alterar o calendário. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já anunciou que a mudança está para além de sua jurisdição.

    Pelo calendário atual, os partidos devem começar a fazer convenções para escolher candidatos em julho.

    Use este espaço apenas para a comunicação de erros





    Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

    DEIXE SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Artigo anteriorAude integra Escritório Ernesto Borges
    Próximo artigoMulta por falta de máscara passa a valer a partir desta terça para empresas de MT

    O LIVRE ADS