Educadores encerram Conferência Estadual e elegem delegados para a etapa nacional

Além disso, foram escolhidos 13 delegados para a etapa nacional que ocorre em Brasília (DF), em novembro

(Foto: Junior Silgueiro - Seduc-MT)

Os 140 delegados da 3º Conferência Estadual da Educação de Mato Grosso (Conae-MT) encerraram a exposição nesta quinta-feira (26.07) e votaram emendas envolvendo os oito eixos estruturantes discutidos na etapa municipal. O evento foi realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso.

Além disso, foram escolhidos 13 delegados para a etapa nacional que ocorre em Brasília (DF), em novembro. Os eleitos são representantes da educação básica, superior, dos segmentos de professores, técnicos e apoios tanto da rede estadual como municipal.

Segundo a Superintendente de Formação dos Profissionais da Educação Básica da Seduc, Mirta Grisel García de Kehler, durante a conferência, foram sistematizadas as sugestões conforme oito eixos de discussão sobre o Sistema Nacional de Educação (SNE). “Nessa etapa, foi possível fazer supressão, aditivos ou mesmo substitutivo e, em seguida, na plenária, só foi possível aprovar ou não as sugestões”.

Kehler frisa que os planos são decenais e uma vez aprovando o Plano Nacional da Educação (PNE) passa por avaliações periódicas para verificação do cumprimento das metas. O PNE vai balizar os planos municipais e estaduais de educação.

Na avaliação da secretária de Educação, Esporte e Lazer, Marioneide Kliemaschewsk, que esteve no final da Conae, a conferência teve um saldo altamente positivo.

“A Seduc sente-se feliz com o momento de discussão onde as diferenças intraeducacionais se reúnem com o objetivo de analisar os oito eixos e auxiliar na avaliação, sendo desencadeadas nos municípios e estados para melhorar a qualidade da educação”, avaliou.

A gestora lembrou ainda que, com isso, é possível possibilitar aos atores do processo educacional, por meio dos delegados, a oportunidade de se manifestar com relação aos eixos estruturantes, que são alicerces para a política pública da educação.

Etapa Nacional

A previsão é de que a etapa nacional da Conae ocorra entre os dias 21 a 23 de novembro, em Brasília.

A Conferência tem como tema em 2018 “A Consolidação do Sistema Nacional de Educação – SNE e o Plano Nacional de Educação – PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”.

O evento é um espaço democrático, de discussão e de preservação da qualidade social da Educação Pública, aberto pelo Poder Público e articulado com a sociedade, coordenada pelo Fórum Nacional da Educação – FNE.

 

Com Assessoria 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorTJ mantém prisão de empresário envolvido em suposto esquema de corrupção no Detran
Próximo artigoBrasileira tenta gravar guaxinim em Miami e acaba sendo atacada – veja vídeo