Cidades

“É preciso agir para colocarmos o agro onde ele merece estar”, diz Bergamaschi durante Fórum LIDE de Agronegócios

4 minutos de leitura
“É preciso agir para colocarmos o agro onde ele merece estar”, diz Bergamaschi durante Fórum LIDE de Agronegócios

O novo presidente do Grupo de Líderes Empresariais (LIDE-MT), Evandro César A. Santos, participou do Fórum LIDE de Agronegócios em Ribeirão Preto (SP), com o tema “Inserção Internacional do Agronegócio”. O encontro foi realizado nesta quinta (03) e sexta-feira (04) e contou com alguns dos principais players do agro brasileiro.

“Eu já tinha ciência da importância e relevância do evento, mas estar ao lado de grandes líderes e entender um pouco mais como funciona o LIDE Agro, servirá como base para elevarmos o nosso trabalhado à frente do LIDE-MT”, disse o advogado.

Ao LIVRE, Evandro relevou que a intenção é agregar conhecimento para os associados mato-grossenses e despertar o interesse de produtores e lideranças do interior do estado, uma vez que, Mato Grosso é o celeiro do agro brasileiro.

“Estas pessoas são fundamentais para o nosso grupo, o líder que está distante da Capital, mas que vem transformado a realidade local, gerando emprego, produzindo. Quem sabe até, em uma oportunidade futura, conseguimos trazer uma edição do LIDE Agro para o Estado”, comenta.

8ª edição do LIDE Agro foi realizada em Ribeirão Preto; evento se consolidou como um dos mais importantes do setor 

Consolidação do LIDE Agro

Em sua oitava edição, o evento se consolidou como um dos mais importantes encontros de líderes do agronegócio brasileiro. Esta edição reuniu nomes como Marcos Troyjo, secretário de Comércio Exterior do Ministério da Economia, Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura, Maurílio Biagi Filho, o chairman do LIDE Ribeirão Preto, Marcello Brito, presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) e Manoel de Queiroz Calças, presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Pesquisadores, investidores e produtores, também participaram e em conjunto discutiram ações para o desenvolvimento do setor de Norte a Sul do país. Entre os parlamentares presentes estavam Joice Hasselmann e Arnaldo Jardim, ambos deputados federais.

Durante o debate sobre a abertura comercial e perspectivas para o agronegócio, Marcos Troyjo destacou a eliminação das divisórias entre os setores agrícola, industrial e de negócios, em todo o mundo.

“Nós estamos substituindo hoje o nome da manufatura para a da ‘mentefatura’, não faz mais sentido falarmos em manufatura, mas em valor fatura, que é o quanto você consegue agregar de valor em uma semente de soja, por exemplo, ou em uma consultoria, ou ainda em uma peça elaborada por uma indústria automobilística”, disse o secretário.

Os demais painéis trataram sobre percepção dos mercados, Agro 4.0, Tecnologia e Meio Ambiente, e ainda a segurança jurídica no agro, tema recorrente nos encontros agrícolas em todos os estados brasileiros e uma das principais preocupações do produtor a cada nova safra.

Para a presidente do LIDE Agro, Monika Bergamaschi, entre as mensagens que o encontro deixa, uma das mais importantes é agir. “Precisamos coordenar,  desenhar uma estratégia e partir para ação para colocarmos o agronegócio onde ele merece estar”, disse.

Troyjo destacou a eliminação das divisórias entre os setores agrícola, industrial e de negócios

Novo presidente LIDE-MT

O advogado Evandro Cesar Alexandre dos Santos assume o posto deixado pelo empresário Pedro Neves, diretor-presidente do LIVRE, que conduziu o LIDE-MT nos últimos dois anos em Mato Grosso.

Evandro é sócio do escritório Ernesto Borges Advogados desde 2009, e gestor do escritório de Cuiabá – MT. Também é vice-presidente do Instituto dos Advogados Mato-grossenses (IAMAT).

Cursou a Faculdade de Direito da Alta Paulista (FADAP/SP), possui MBA em gestão empresarial estratégica em agrobusiness pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo e, por anos, foi Gerente Jurídico da empresa Fertipar Fertilizantes do Paraná Ltda.

Hoje atua especialmente em projetos na área de agronegócio e no direito empresarial, além do contencioso geral. Também já foi Conselheiro Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Estado de Mato Grosso (OAB/MT).

Sobre o LIDE

O LIDE – Grupo de Líderes Empresariais é uma organização de caráter privado, que reúne empresários em diversos países. O LIDE debate o fortalecimento da livre iniciativa do desenvolvimento econômico e social, assim como a defesa dos princípios éticos de governança corporativa no setor público e privado. Fundado no Brasil, em 2003, é formado por líderes empresariais de corporações nacionais e internacionais, que se preocupam em sensibilizar o empresariado brasileiro para a importância de seu papel na construção de uma sociedade ética, desenvolvida e consciente. Atualmente, o Grupo conta com unidades regionais, internacionais e setoriais, totalizando 28 frentes de atuação. Para informações adicionais, basta acessar: www.lideglobal.com.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes