Principal

Donos de restaurantes visitam frigorífico

3 minutos de leitura
Donos de restaurantes visitam frigorífico

Ednilson Aguiar/O Livre

 frigorífico carne

 

Na tentativa de desfazer temores e reconstruir a confiança do consumidor, um frigorífico de Cuiabá abriu as portas para receber uma comitiva de jornalistas e donos de restaurantes.

A visita, realizada na manhã de quarta-feira (22), foi organizada pelo sindicato rural do município, como parte de uma campanha, chamada de  “#NossaCarneéForte”, destinada a divulgar os procedimentos e padrões sanitários da indústria no Estado.

O grupo acompanhou todo o proceso de produção, do abate à industrialização da carne. Um dos visitantes era o proprietário do restaurante Confrade, Francisco Chaves, que disse que, antes mesmo da visita, já confiava nos serviços de inspeção estadual e federal. “Agora vou repassar aos meus clientes a segurança que presenciei aqui”, disse.

Presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado (SHRBS), Chaves afirmou que irá levar as impressões deixadas pela experiência aos associados da entidade. “A gente sai daqui com a certeza de vender e consumir um produto de qualidade”, garantiu.

Quando foi deflagrada a operação, disse ele, houve receio de uma possível queda no movimento de bares e restaurantes e, consequentemente, no consumo de carne. “Mas, com o recuo de alguns países na decisão de barrar as exportações, o consumidor volta a consumir, a ter segurança”.

Outro empresário do ramo alimentício que participou da visita, Luís Fernando Nonato, proprietário da churrascaria Boi Grill, disse que o anúncio ocorreu de forma “espalhafatosa” e que, por ser dono de churrascaria, conhece o funcionamento de um frigorífico. “Eu e toda minha família almoçamos e jantamos no meu restaurante. Não venderia algo que não daria para um filho comer”, disse.

A unidade visitada possui o Serviço de Inspeção Federal, conhecido mundialmente pela sigla S.I.F., desde 2012, e está credenciada junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para exportação. “Cerca de 30% da nossa produção é para exportação, sendo os principais compradores Hong Kong e Emirados Árabes”, explicou o gerente administrativo da FrigoSul, Jorge Brandão.

A planta tem capacidade instalada para abater até 500 cabeças ao dia, mas atualmente opera com 80% da capacidade. Nesta unidade existe o S.I.F 1206, que conta com doze profissionais trabalhando diretamente na inspeção e fiscalização em toda a linha de produção.

Para o presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Jorge Pires de Miranda, a visita é importante para atestar a qualidade da carne produzida no Estado. “Temos um boi verde, conhecemos a qualidade da nossa carne”, disse.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes