Cidades

Desembargadores montam lista tríplice para o Quinto Constitucional

Advogado contratado pelo governador Mauro Mendes lidera com 28 votos para a vaga

1 minuto de leitura
Desembargadores montam lista tríplice para o Quinto Constitucional
Tribunal de Justiça de Mato Grosso

O Tribunal de Justiça escolheu hoje (19) a lista tríplice de advogados concorrentes à vaga de juiz pelo Quinto Constitucional. Hélio Nishiyama, advogado do governador Mauro Mendes, lidera a corrida com 28 votos. 

Ele disputa o cargo com os colegas Abel Squarezi, que teve 20 votos, e Flaviano Kleber Taques Figueiredo, que teve 19. O Quinto Constitucional é a regra que destina 20% das vagas de juízes a profissionais do direito não integrantes do Judiciário. 

LEIA TAMBÉM

Quinto Constitucional: o que é a vaga de desembargador disputa por advogados?

O nomeado é escolhido pelo governo de cada estado. Os candidatos passaram por um crivo anterior do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil locais, e os desembargadores reduziram essa lista prévia a 3 nomes. 

Também foi escolhida uma listra tríplice para a vaga disponível Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). Os desembargadores votaram nos advogados Bruno Oliveira Castro, José Ricardo Costa Marques Cordelino, e Welder Queiroz dos Santos. 

O Tribunal de Justiça ainda aprovou dois juízes para desembargador, pelo critério de antiguidade: Luiz Tadeu Rodrigues e Vandymara Galvão Ramos Paiva Zanolo. Eles são servidores do Judiciário de Mato Grosso desde 1999. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes