Principal

Delegacias de Mato Grosso farão bloqueio automático de celulares roubados

2 minutos de leitura
Delegacias de Mato Grosso farão bloqueio automático de celulares roubados

Assessoria/PJC-MT

celulares

 Celulares roubados apreendidos em operações; Cuiabá teve 1,7 mil roubos em 5 meses 

A Polícia Civil de Mato Grosso anunciou que, a partir da próxima segunda-feira (17), as delegacias estarão aptas a fazer o bloqueio de aparelhos celulares roubados ou furtados no ato do registro do boletim de ocorrência.

Mato Grosso é um dos sete estados que aderiram ao bloqueio direto em delegacias de polícia. O serviço já está disponível na Bahia, Ceará e Espírito Santo. Outros em adesão são: Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo.

Segundo a polícia, a inserção para o bloqueio será feita automaticamente junto à Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom), credenciada junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para gerenciar o módulo CEMI (Cadastro de Estações Móveis Impedidas), destinado à inutilizacão de aparelhos celulares subtraídos.

A polícia já vinha fazendo o serviço manualmente desde o final de fevereiro de 2017, mas somente em seis unidades policiais. Agora, o serviço foi integrado via internet. Assim, o registro de bloqueio será feito a partir do sistema de gestão da ocorrência. No momento em que fizer o boletim de ocorrência, a vítima de roubo ou furto de celular poderá inserir os dados do telefone (número da linha e CPF do titular), que imediatamente ficará inoperante.

“Uma vez bloqueado, esse aparelho fica inutilizado. Qualquer chip de qualquer operadora que for inserido nesse aparelho bloqueado não vai funcionar. Acreditamos que essa medida vai ajudar a reduzir os índices de roubos e furtos de equipamentos de celular”, explicou a delegada titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Cuiabá, Luciani Barros.

Em Cuiabá, foram registradas 1.784 ocorrências de roubo de celular nos cinco primeiros meses deste ano, o que corresponde a 55% das ocorrências de roubo. Em Várzea Grande, uma grande fatia dos roubos registrados eeste ano corresponde a aparelho celular. De janeiro a maio, foram 1.791 roubos, sendo 776 de celular, representando 43% dos registros.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes