Principal

Defesa de Silvio Correa diz que novo áudio não compromete delação

5 minutos de leitura
Defesa de Silvio Correa diz que novo áudio não compromete delação
Emanuel

A defesa de Sílvio Cezar Correa Araújo, ex-chefe de gabinete do ex-governador Silval Barbosa (PMDB), reafirmou que os vídeos entregues à Procuradoria-Geral da República (PGR) mostram deputados e ex-deputados, incluindo o atual prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (PMDB), recebendo propina.

Em áudio divulgado à imprensa na noite de quinta-feira (21), Silvio aparece junto do ex-secretário de Indústria e Comércio Alan Zanatta conversando sobre os vídeos e sobre a possibilidade de as imagens de Emanuel terem sido tiradas de contexto. De acordo com os advogados Victor Azevedo Borges e Délio Lins e Silva Júnior, não existiria nada no áudio que já não seja de conhecimento da PGR.

Os advogados confirmam que os vídeos mostram parlamentares recebendo propina “em uma verdadeira fila indiana”.

No áudio divulgado, Sílvio cita um garimpo, que seria de sua propriedade – a ocultação do patrimônio configuraria uma violação ao acordo de colaboração premiada fechado com a PGR. Segundo a defesa, contudo, o garimpo citado pertence ao ex-governador Silval Barbosa e a intenção do ex-chefe de gabinete seria de afirmar que esta é a única propriedade em posse de Silval depois da delação.

O áudio divulgado ainda não está em posse da PGR, mas deve ser analisado pelo órgão. As ações relacionadas à delação de Silval Barbosa, seu ex-chefe de gabinete e familiares, estão sob responsabilidade da procuradora-geral da Repúblcia, Raquel Dodge.

Para a defesa de Silvio, Alan Zanatta tenta obstruir a Justiça, “com possível participação de Emanuel Pinheiro para tentar a todo custo justificar o injustificável”.

“Ao final, o áudio revela também que Alan Zanatta afirma que nada acontecerá com Emanuel Pinheiro, pois ele já teria a ‘maioria na câmara’, o que pode revelar outros possíveis crimes por parte do atual prefeito”, dizem os advogados em nota. Eles afirmam que as gravações entregues por Sílvio à PGR são claras e podem ser submetidas a todo tipo de perícia.

No áudio, Sílvio aparece afirmando que Emanuel seria o político com maior “repercussão” pelo cargo ocupado atualmente. “Se ele fosse um deputado, não daria tanto impacto. Mas até de falar que não… que não foi escolhido, não foi. Foi no dia e na hora errada que ele…”, diz o ex-chefe de gabinete na gravação.

A gravação teria sido feita por Alan Zanatta no dia 28 de agosto em um encontro entre os dois, “após insistência de Sílvio Correa”.

Veja a íntegra da nota da defesa do ex-chefe de gabinete de Silval Barbosa:

Acerca do áudio divulgado de maneira distorcida pela imprensa, a defesa de Silvio Cezar vem esclarecer que:
1-Não há nada no áudio que não seja de conhecimento da PGR;
2-Silvio Cezar não omitiu qualquer patrimônio. Todo seu patrimônio foi devidamente comunicado à PGR. O garimpo referido no áudio não é de sua propriedade, tal como ventilado de forma distorcida pela imprensa, mas sim da família de Silval;
3-As gravações entregues na PGR acerca do pagamento de propinas a parlamentares e ao atual prefeito Emanuel Pinheiro são autênticas e foram entregues na sua originalidade, não havendo qualquer tipo de edição.
4-No áudio, em nenhum momento o colaborador SIlvio afirma que elas estão fora de contexto, pois quem menciona isso é o próprio Alan Zanatta, na frustrada tentativa de a qualquer custo produzir prova supostamente no interesse da defesa de Emanuel Pinheiro.
5-As gravações entregues pelo colaborador Silvio são claras, e podem ser submetidas a todas as espécies de perícia. Ao contrário do mencionado por alguns sites , trata-se de nítido caso de pagamento de propina ao então deputado Emanuel Pinheiro ( atual prefeito) e aos demais deputados que compareciam para receber propina em uma verdadeira fila indiana.
6-A única novidade que se tem no áudio é uma aparente tentativa de obstrução de justiça por parte de Alan Zanatta, com possível participação de Emanuel Pinheiro para tentar justificar a todo custo o injustificável, que são as flagrantes imagens de recebimento de propina por parte do atual prefeito e outros deputados.
7-Ao final, o áudio revela também que Alan Zanatta afirma que nada acontecerá com Emanuel Pinheiro, pois ele já teria a “maioria na câmara”, o que pode revelar outros possíveis crimes por parte do atual prefeito.
8-Silvio Cezar continua à disposição da justiça na condição de colaborador e assim procederá cumprindo todas as cláusulas do acordo.

Assinam: Victor Azevedo Borges e Delio Lins e Silva Júnior.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes